Salvador

JOVEM DORME NUMA REDE ONDE THOMÉ DE SOUZA FEZ A 1º CAMINHADA NA VILA

São as cenas da cidade da Bahia que o andarilho vai mostrando e todo domingo teremos prosa poética
Tasso Franco ,  Salvador | 24/05/2023 às 19:25
Viva ao descanso
Foto: BJÁ
  Na peregrinação do andarilho da Cidade da Bahia - livro que estou escrevendo sobre a cidade mãe - hoje, por volta do meio dia, pingos de chuva caindo na Barra deparei-me com um jovem repousando numa rede amarrada em duas palmerias no Porto da Barra, local que  Thomé de Souza chegou para fundar a cidade. Gravei uma matéria no local quando publico a prosa poética no www.wattpad.com, mas, de forma alguma quis entrevistar o camarada que tirava sua soneca.

  Diria, como tenho dito na peregrinação do andarilho, e onde está o jovem descansando foi o primeiro caminho que Thomé de Souza pisou para fundar a cidade fortaleza neste local onde se situava a Vila Velha do Pereira, do donatário Pereira Coutinho, o qual, instalou a vila em 1536, mas já havia morrido quando Thomé acá chegou, em 1549, comido pelos tupinambás de Taparica.

  Imaginar que um GM da Prefeitura iria aparecer para solicitar o desarme da rede ora-ora, nem pensar. São invísveis esses ilustres guardas e, hoje, não estavam nem ai, nem na Centenário onde pastava um cabalito. (Veja video na home). Ademã como diria Ibrahim Sued. (TF)