O Esquadrão de Polícia Montada da PMBA realiza, nesta sexta-feira (12), um evento de encerramento que marca a semana da Cavalaria, em referência ao dia 10 de maio - que celebra o Marechal Osório, patrono da arma - quando é comemorado o dia da cavalaria.
Está previsto para às 9h uma Cavalgada dos Camaradas de Cavalaria e o encontro dos cavalarianos que busca reunir os policiais militares que de alguma forma estão ligados à Cavalaria, além de convidados. O percurso será feito com a partida da unidade, em Itapuã, e seguirá em direção a Stela Maris, com retorno pelo Parque das Dunas do Abaeté.
Durante a semana, foi realizada uma série de eventos de valorização dos policiais que executam o policiamento, como um culto evangélico, um dia de visitação voltado ao público infantil que teve a oportunidade de conhecer a atividade, instalações e peculiaridades.
Na quarta-feira (10), durante a cerimônia foram entregues mais de 40 medalhas de reconhecimento a grande parte do efetivo da unidade. Na oportunidade, também foram aposentados dois cavalos que em razão da idade avançada não irão mais para o policiamento.
Na quinta-feira (11), com a missão de promover a cultura da saúde e da atividade física, foi realizada a Corrida da Cavalaria e um torneio de futebol destinado ao público interno.
“A utilização da policia montada é de grande importância, com uma tropa treinada para lidar com as mais diversas situações, como manter a ordem e a segurança em eventos públicos, manifestações e outras situações em que a presença da cavalaria é necessária. Dessa forma, a semana comemorativa foi voltada principalmente para valorização do nosso público interno”, ressalta o subcomandante da unidade, capitão Perazzo.
O Esquadrão também desenvolve um trabalho importante em diversos municípios, em parceria com a Associação Bahiana de Equoterapia (ABAE), com a proposta de educação inclusiva para crianças com necessidades especiais.