Desde 2011, a Base Comunitária de Segurança (BCS) do Calabar atua na garantia de segurança dos moradores do bairro e proporciona um ambiente mais saudável para toda a comunidade. Nesta sexta-feira (28), a unidade completa 12 anos de existência, e para celebrar o aniversário, foi realizado um evento na quadra de esportes do Calabar. A celebração foi marcada por homenagens aos policiais colaboradores, apresentação dos projetos sociais desenvolvidos, sorteio de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, apresentação da Banda de Música da PM e ainda um serviço de buffet ao final do evento.
A comandante da BCS Calabar, Aline Muniz, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela unidade na comunidade ao longo desses 12 anos. "Temos trabalhado muito para aproximar a polícia da comunidade, e os resultados têm sido positivos. Através dos nossos projetos sociais, estamos promovendo a inclusão social e melhorando a relação entre os moradores e a polícia", disse Aline.
Atualmente a Base do Calabar oferece projetos sociais como aulas de balé, Judô, jiu jitsu, karatê, Boxe, Bombeiro mirim, inglês, capoeira. Além de um curso de Conselheiro Tutelar aos sábados. A dona de casa Célia Barbosa inscreveu a filha em um dos cursos e percebeu uma mudança de comportamento. “Ela está fazendo judô e eu vejo o quanto isso tem sido importante, ela ficou mais concentrada e gentil. Antes não tinha muita opção de lazer par as crianças e jovens daqui. E agora com as atividades que a base oferece, os nossos filhos ficam longe de coisas erradas e ainda aprendem uma arte marcial que ajuda na disciplina. A gente só tem a agradecer”.
Os projetos sociais nas comunidades onde as BCSs são instaladas têm como objetivo fortalecer o vínculo entre a polícia e a comunidade, prevenir a violência e trazer impactos positivos naquela localidade. Essas ações têm proporcionado mais bem-estar e qualidade de vida para os moradores, além de reduzir os índices de criminalidade nas áreas em que as Bases Comunitárias de Segurança estão presentes.
Atuação
Atualmente, a Bahia conta com 19 Bases Comunitárias. Dessas, 13 estão implantadas em áreas da capital Salvador e Região Metropolitana, incluindo os bairros Águas Claras, Bairro da Paz, Calabar, Camaçari, Chapada, Fazenda Coutos, Itinga, Narandiba, Nordeste de Amaralina, Rio Sena, Santa Cruz, São Caetano e Uruguai. No interior do estado, há seis bases distribuídas nas cidades de Feira de Santana (duas unidades), Barreiras, Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista.
O Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que as BCS são fundamentais para a segurança pública da Bahia. “Além do policiamento ostensivo, oferecem projetos e ações sociais que ajudam a prevenir a violência e fortalecer o vínculo entre polícia, escola e família. A presença das bases tem sido decisiva na redução dos índices de violência em diversas regiões do estado, pois essas unidades promovem projetos sociais e ações educativas que melhoram a autoestima da comunidade e estabelecem uma relação de confiança mútua entre moradores e polícia”.
Nos primeiros meses de 2023, entre janeiro e março, as BCS já ajudaram mais de nove mil pessoas através de projetos e ações sociais de prevenção à violência em diferentes áreas. Essas iniciativas são organizadas em eixos, que visam abordar as necessidades específicas da comunidade e promover uma maior segurança e bem-estar para todos.