Salvador

PÂNICO EM ESCOLAS ESTADUAIS SALVADOR: 20 PESSOAS ALCANÇADAS POR BOATOS

AplicatiVos de redes sociais como WhatsApp, Instagram, Facebook e Discord estão sendo monitorados pelas forças de segurança (Informações da SSP/BA)
Tasso Franco ,  Salvador | 13/04/2023 às 16:08
Armas apreendidas com aluno segundo a SSP
Foto: SSP
    Vinte criminosos, entre adolescentes e adultos, foram alcançados na Bahia por envolvimento com produção e disseminação de boatos sobre ataques em instituições de ensino ou tentativas de causar pânico com uso de armas brancas. Na manhã desta quinta-feira (13), um novo flagrante aconteceu em Salvador, no bairro de Fazenda Grande I.

Aplicaticos de redes sociais como WhatsApp, Instagram, Facebook e Discord estão sendo monitorados pelas forças de segurança. 

"Seremos rígidos com aqueles que seguem tentando causar pânico nas nossas escolas. O trabalho integrado com a Educação e a Justiça tem ajudado nos flagrantes e seguiremos com tolerância zero", destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Informações sobre grupos ou possíveis autores podem ser repassadas através do Disque-Denúncia da SSP, no telefone 181. As informações são tratadas pela Superintendência de Inteligência e imediatamente repassadas para as forças policiais. 

Fotos, prints e vídeos também podem ser enviados através do site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.com).

Outra forma de repassar informações é via o site https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura do Ministério da Justiça.


MACHADINHA E FACÃO

A Operação Ronda Escolar da Polícia Militar agiu rápido e apreendeu uma machadinha, um facão e uma corrente na mochila de um aluno, na manhã desta quinta-feira (12). Caso aconteceu no bairro de Cidade Nova. 

Os alunos perceberam a situação e acionaram a gestora informando que o jovem estava armado. Os professores mantiveram o jovem isolado em uma sala até a chegada da polícia. Nenhum estudante foi ferido.

As armas estavam na mochila do jovem. Ele foi conduzido à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), acompanhado da responsável e de um gestor da escola. 

Até a tarde desta quinta-feira (13), ações policiais alcançaram 22 adolescentes e adultos envolvidos com boatos e tentativas de causar pânico.

ALUNO PRESO COM FACA

Um estudante foi preso com uma faca e máscara dentro do Colégio Estadual Luiz José de Oliveira, no bairro de Fazenda Grande I, em Salvador, na manhã desta quinta-feira, 13. Ele teria sido 'obrigado' a causar pânico na unidade de ensino. O caso aconteceu por volta das 8h30.

Segundo as informações da Secretaria de Segurança Pública, o jovem de 20 anos alega ter sido orientado e instigado por meio de um aplicativo para ameaçar colegas e professores. Após ser preso, ele revelou aos agentes da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Cajazeiras) ter baixado um aplicativo e, com isso, criminosos tiveram acesso a conteúdos pessoais e familiares e o estavam chantageando.