Uma das principais bases de tráfego da capital baiana, a Avenida Centenário será beneficiada com um amplo projeto de recuperação e manutenção do canteiro central, ganhando uma série de atrativos que serão aproveitados pelas comunidades do entorno. A intervenção foi autorizada pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (27) e faz parte do pacote de ações lançado pela Prefeitura para comemorar o aniversário de 474 anos de Salvador.
As obras acontecerão no trecho entre a rótula da Roça da Sabina até o Hospital Santo Amaro – Fundação José Silveira, totalizando cerca de 2 km de extensão. O prazo de conclusão é de seis meses e o investimento será de mais de R$ 4 milhões.
“Essa foi a primeira avenida de vale de Salvador, construída em 1949. Em 2008, ela passou por intervenção com a cobertura do Rio dos Seixos. De lá para cá se passaram 14 anos e havia a necessidade de uma grande intervenção, como a que fizemos na avenida Milton Santos, na Sabino Silva e no Jardim Brasil”, destacou o prefeito.
O chefe do Executivo municipal acrescentou que a Centenário é bastante utilizada para atividade física, mas hoje faltam equipamentos e atrativos para a população. “Vamos ocupar essa avenida como um todo, trazendo para ela mais beleza e muito mais qualidade de vida para as pessoas. Temos feito um esforço grande para devolver a cidade ao cidadão”, completou o gestor.
O projeto de recuperação do canteiro da Centenário foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). De acordo com a presidente do órgão, Tânia Scofield, a iniciativa teve como base as demandas dos próprios moradores das comunidades do Calabar e da Roça da Sabina, que solicitavam junto à Prefeitura uma infraestrutura capaz de oferecer diversão e lazer.
“Uma das novidades do projeto é que serão implantadas duas quadras para atender jovens e crianças que precisam de áreas de esporte e lazer”, explicou ela. Além das quadras, o canteiro central da via terá pavimentação em pedra portuguesa e piso intertravado, enquanto o meio-fio será em granito, material de mais qualidade e durabilidade.
A lista de mobiliários contempla ainda a colocação de 46 bancos metálicos, construção de micropalco, demarcação de pista de caminhada e corrida, quatro áreas de ginástica, três áreas de parque infantil, espaço pet, um quiosque para atividade comercial, pergolado, sanitários públicos, escadas e guarda-corpos, além de iluminação pública em LED e reforço do paisagismo com plantio de árvores.
Todo o serviço será executado pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman). “A intervenção que foi feita aqui já tem muitos anos, e o canteiro da Centenário foi se desgastando. Portanto, iremos fazer a manutenção dessa área ressignificando a via, de forma que o cidadão possa utilizá-la com mais segurança e conforto”, reforçou o titular da pasta, Lázaro Jezler.