Salvador

APAE SSA LANÇA CAMPANHA E PROGRAMAÇÃO PELO DIA DA SÍNDROME DE DOWN

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down
Andréa Castro , Salvador | 20/03/2023 às 19:28
Gravações da campanha "Faça com a gente, não pela gente", da Apae Salvador e Ser Down
Foto: Divulgação

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. É um momento para refletir sobre a garantia de direitos da pessoa com a síndrome e a forma como a sociedade tem lidado com essas pessoas diante dos seus anseios, meios de inclusão e promoção da autonomia. Para marcar a data, a Apae Salvador, em parceria com a entidade Ser Down, lança nesta segunda-feira, dia 20, uma campanha institucional em diversos veículos de comunicação, destacando justamente a questão da autonomia que as pessoas com a Síndrome de Down buscam em suas vidas. Além disso, a instituição realizará uma agenda de ações para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down.

 

“A promoção da autonomia entre as pessoas com a Síndrome de Down, respeitando as condições de cada uma dessas pessoas, é uma das prioridades no trabalho da Apae Salvador. Por isso, investimos em educação, capacitação, inclusão social, desenvolvimento psicomotor, entre outras vertentes que ajudam no desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida deles”, destaca Derval Evangelista, presidente da Apae Salvador. A campanha "Faça com a gente, não pela gente” foi idealizada pela Somarketing e já estreou em emissoras de TV, rádio, outdoors, veículos impressos, sites e redes sociais.

Programação especial

 

Entre as atividades comemorativas pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, também está o lançamento da websérie: "Um cromossomo a mais, nenhuma pessoa a menos". A série traz três episódios audiovisuais com profissionais e pessoas com Síndrome de Down atendidas na Apae Salvador, com o intuito de mostrar o cotidiano e a importância das ações integradas e transversais nas áreas de assistência social, educação e saúde para o desenvolvimento pleno das pessoas com a síndrome. O conteúdo tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a data e a necessidade de um olhar cada vez mais humano para o protagonismo da pessoa com deficiência.


Na segunda-feira, dia 20, os pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) participaram da ação Brincar no Labirinto Mágico, no Salvador Norte Shopping. Na terça-feira, dia 21, às 9h, haverá o passeio Nosso Encontro, no Parque da Cidade, também com pacientes do CER II. Às 10h30, educandos do Centro Educacional da Apae Salvador (CEDUC) farão uma Visita ao Museu Cidade da Música. Já os jovens da Unidade São Joaquim da Apae Salvador participarão, às 8h, da abertura da programação da unidade com o setor de Mediação, composta por Bianca Rebouças (assistente social) e Verena Brandão (psicóloga), falando sobre a proposta do evento e da temática do  Movimento Down para o Dia Internacional da Síndrome de Down 2023: "Conosco, não por nós". Às 8h30, haverá a apresentação da Coreografia "Ilê" pelos usuários Nádia Reis e Daniel do Carmo, integrantes da Cia de Dança Opaxorô.


A partir das 9h, acontece a Roda de Conversa com os autodefensores Ítalo Leonardo Gomes e Ana Carolina Prata Mota, tratando sobre Garantias e Direitos das Pessoas com Síndrome de Down. Às 10h, a ação "Família em Foco" conta com a participação de Geovane Reyner Cerqueira e Vanessa de Assis Prata, pai e mãe de usuários da Unidade, trazendo relato acerca da relação família e Pessoa com Síndrome de Down na fase adulta. Às 13h30, acontece a apresentação da Cia de Teatro da Apae Salvador com o espetáculo "Nosso Enredo". Para encerrar a programação da unidade, às 14h, será realizada a palestra A pessoa com Síndrome de Down no trabalho, com Jacira Calmon, pedagoga da Apae.


Ainda no dia 21, a partir das 17h, fechando com chave de ouro as atividades da data, a Cia de Dança Opaxorô apresenta o espetáculo A Terra que Povoa, na Praça Central do Shopping Itaigara. A apresentação será aberta ao público. O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, faz alusão aos três cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down. A data está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários.


Serviço:

O quê – Dia Internacional da Síndrome de Down

Quando – Terça-feira, 21 de março

Programação:

Parque da Cidade, 9h - Passeio Nosso Encontro, com pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER II)

Museu Cidade da Música, 10h30 - Visita ao museu, com educandos do CEDUC

Unidade São Joaquim

8h - Abertura: O setor de Mediação, composta por Bianca Rebouças (assistente social) e Verena Brandão (psicóloga), abordando a proposta do evento e da temática do Dia Internacional da Síndrome de Down 2023, "Conosco, não por nós", do Movimento Down.

8h30 - Apresentação da Coreografia "Ilê" pelos usuários Nádia Reis e Daniel do Carmo, integrantes da Cia de Dança Opaxorô.

9h - Roda de Conversa com os autodefensores Ítalo Leonardo Gomes e Ana Carolina Prata Mota, conversando sobre Garantias e Direitos das Pessoas com Síndrome de Down.

10h - "Família em Foco". Participação do Geovane Reyner Cerqueira e Vanessa de Assis Prata, pai e mãe de usuários da Unidade, trazendo relato acerca da relação família e Pessoa com Síndrome de Down na fase adulta

13h30 Apresentação da Cia de Teatro com o espetáculo "Nosso enredo"

14h - Palestra sobre "A pessoa com Síndrome de Down no trabalho" com Jacira Calmon, pedagoga da Apae Salvador

Shopping Itaigara

17h -Apresentação da Cia de Dança Opaxorô em "A Terra que Povoa" - Praça Central do Shopping Itaigara