O Governo da Bahia, em parceria com as demais secretarias, dedica o mês de março à valorização das mulheres, com um calendário de ações que promovem políticas públicas e atividades em todos os territórios do estado que contribuem para a desconstrução de valores sexistas, numa perspectiva transversal e interseccional, respeitando as diferenças e priorizando mulheres que se encontram em situação de pobreza e vulnerabilidade social.
As ações são relacionadas a áreas como saúde, cidadania, cultura, combate à violência, entre outras. Uma das principais iniciativas é a Feira Março Mulher, que terá início nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, e segue até sábado (11), na Arena Fonte Nova, com estimativa de realizar 21 mil atendimentos de saúde, além de oferecer serviços de cidadania, por meio da atuação articulada de diferentes secretarias e órgãos estaduais.
A Feira vai comportar, ainda, a Vila da Agricultura Familiar, uma feira organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com o objetivo de apresentar e comercializar os produtos dos agricultores e agricultoras familiares da Bahia.
Outro destaque é a programação da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), que criou uma série de eventos especiais para o período e acaba de lançar a campanha Elas à Frente: um lugar de atuação institucional físico e virtual para políticas e interações de educação e estruturação das questões e necessidades que envolvem as mulheres em todas as suas diversidades e condições.
Durante todo o mês, a Rede Sine Bahia, coordenada pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), oferecerá 600 vagas para atividades gratuitas de capacitação profissional, na modalidade à distância e presencial, com certificados para as participantes. As inscrições estão abertas até o dia 6 de março, por meio do formulário eletrônico: https://forms.office.com/r/nSj23v8tys.
Confira, a seguir, as atividades do Governo do Estado para marcar o Mês da Mulher:
Consultas e exames gratuitos
De 8 a 11 de março, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), dará início à Feira Março Mulher, na Arena Fonte Nova, no estacionamento principal externo, localizado na Ladeira da Fonte das Pedras. Das 8h às 17h, serão ofertadas consultas, exames e emissão de documentos (primeira e segunda via de carteira de identidade, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais), exclusivamente para mulheres. A expectativa é que sejam feitos mais de 21 mil atendimentos nos quatro dias da ação.
Serão oferecidas consultas médicas e exames nas especialidades de mastologia e ginecologia, além de consultas com cirurgião-geral para o encaminhamento de cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnias umbilical, epigástrica e inguinal. Haverá, ainda, consultas e exames oftalmológicos e rastreamento para cirurgia de catarata de mulheres acima de 60 anos, além de atendimento odontológico.
Igualdade racial
Durante a Feira Março Mulher, na Fonte Nova, a unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), oferece informações, atendimento preventivo e acolhimento de denúncias de racismo e intolerância religiosa. Já a Feira de Empreendimentos de Mulheres Negras e Indígenas busca fortalecer e ampliar a visibilidade de 23 negócios sob liderança feminina, que comercializam produtos de moda, beleza e decoração. O público pode participar também de oficinas, com início sempre às 10h. Nos dias 9 e 10, acontece a Oficina Estética Negra e Indígena. Já no último dia do evento, será a vez da Oficina Mulheres Negras Meditam, ministrada por Gabriela Ferreira, formada em Medicina Chinesa e Massoterapia Social.
Elas à Frente
Entre as atividades de maior impacto estão a realização de dez encontros territoriais, o lançamento do Selo Lilás e o show ‘Elas à frente’, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Os Encontros Territoriais de mulheres vão promover a integração e articulação de políticas públicas voltadas para as mulheres nos municípios e territórios. As reuniões começam dia 10 e vão até 31 março, nas cidades de Ilhéus, Valença, Tanquinho, Maiquinique, Santa Cruz Cabrália, Ibiassucê, Andaraí, Santo Amaro e Irecê. Além disso, haverá o lançamento de editais e do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, webinários de capacitações e do podcast ‘Mulheres da Terra’.
Inspiração e solidariedade
Com o tema ‘Mulheres inspiradoras’, a Fundação Hemoba lança campanha para celebrar o Mês da Mulher nesta quarta-feira (8), às 12h, com a apresentação de integrantes do bloco afro Malê Debalê.
Metrô
A concessionária CCR Metrô Bahia também promoverá uma série de ações nas estações do metrô de Salvador. A programação será realizada em parceria com outros órgãos e instituições. Nos dias 13, 14, 20, 21, 29 e 30, a SPM vai oferecer atendimento especializado sobre violência contra as mulheres, na Estação Rodoviária.
Segurança
A Polícia Militar da Bahia, por meio do Centro de Valorização da Mulher, Centro Maria Felipa, realiza, entre os dias 27 e 28 de março, o Seminário Mulheres e Segurança Pública: Desafios e conquistas. O seminário acontece das 14h às 17h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e tem como objetivo promover a valorização, a saúde e a qualidade de vida das policiais militares. Serão abordados os temas: História da Mulher na Segurança Pública; Interseccionalidades da segurança pública x questões de gênero x LGBTQIAPN+ x raça; e Saúde mental entre as profissionais da Segurança Pública.
Atividades para custodiadas
No âmbito da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), serão realizadas várias ações do Março Mulher, no Conjunto Penal Feminino de Salvador. Nesta terça-feira (7), acontece um mutirão de exames preventivos ginecológicos para mulheres custodiadas, com o objetivo de tratamento e prevenção de doenças e acompanhamento profilático da saúde. Já nos dias 20 e 21, será a vez do Mutirão do Biopsicossocial, com atendimentos às custodiadas por equipes multidisciplinares compostas por psicólogos, assistentes sociais, e médicos clínicos.
No Conjunto Penal de Feira de Santana, a comemoração acontece no dia 9, com atividades recreativas e exercícios físicos. Palestras, exibição de filme e lanche especial. Também haverá programação no Conjunto Penal de Itabuna, com a realização de uma palestra, às 9h, abordando a temática da importância da mulher na sociedade atual com a equipe multidisciplinar da Unidade.
Justiça e Direitos Humanos
Os órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos oferecem diversos serviços e atividades neste mês. Serviços do Procon e da Superintendência de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos vão estar disponíveis na Feira Março Mulher, na Arena Fonte Nova. Através da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), serão realizadas, na sede da Fundac, prestação de serviços de saúde, práticas integrativas (acupuntura e reflexologia); exposições e comercialização de produtos e serviços de servidoras e palestras. Nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo, atividades com roda de conversa, palestra e produção de cartazes, leitura de textos, exibição de documentários, oficinas, atividades culturais, entre outras.
Inserção profissional
Com o tema ‘Novo Projeto Político e Econômico e os Desafios pela Igualdade de Gênero’, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promove cursos online para mulheres em busca de autonomia por meio da inserção ou reinserção no mercado de trabalho. Os cursos são: Redação, Estratégias de Leitura em Língua Inglesa, Libras e Telemarketing. Na modalidade presencial, será ofertado o curso de Atendimento ao Público e as aulas acontecerão na Unidade Central, no Terminal de Pituaçu.
A abertura oficial da programação será no dia 9 de março, na Unidade Central do SineBahia, com uma roda de conversa com o tema “Desigualdade e Violência contra as Mulheres no Mercado de Trabalho”, das 14h às 16h. Em parceria com a União Brasileira de Mulheres (UBM), o Sine Bahia Mulher Móvel levará serviços de cadastramento e atualização cadastral, emissão de RG, orientação para CTPS digital, oficinas e palestras para os bairros de Paripe, Ribeira, Cajazeiras e Calabetão, além de outros serviços. O Sine Bahia Mulher Móvel estará também de 8 a 11 de março, na Feira Março Mulher.
Arte feminina em exposição no MAM
Ao longo de todo o mês, a Secretaria de Cultura do Estado vai abrir seus espaços para realização de eventos dedicados à mulher. O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) vai lançar no dia 14, às 17h, o Programa Entreatos do Acervo do MAM. O primeiro capítulo é composto por dez pintoras de diferentes gerações e revela um pequeno panorama dos últimos cem anos da história da arte brasileira, por meio do olhar feminino. A cronologia temporal se inicia com a ícone modernista Tarsila do Amaral, nascida em 1873, e chega até Ani Ganzala, jovem artista baiana, que nasceu em 1998.
A Biblioteca de Extensão (Bibex), da Fundação Pedro Calmon, vai levar o Projeto Março Mulher no Metrô à plataforma da Estação Campo da Pólvora, em parceria com o CCR Metrô, durante a tarde do dia 16, com atividades alusivas à data.
Mulheres do campo
Durante o Março Mulher, a SDR promove vários eventos com diversos temas, depoimentos de experiências de mulheres rurais, exposição fotográfica, encontros, feiras agroecológicas, sarau e seminários. No dia 22 de março, será institucionalizado, por meio de portaria, um Grupo de Trabalho formado por mulheres de todos os setores, superintendências e coordenações, que já formulam políticas públicas com o objetivo de articular, organizar e planejar as ações da Secretaria na questão de gênero e fortalecer a presença das mulheres na agricultura familiar. Além disso, serão realizadas feiras livres nos territórios de identidade, em parceria com a SPM e coletivos de mulheres do campo, para potencializar a venda dos produtos das trabalhadoras rurais.
Em março ainda estão previstas rodas de conversas com as servidoras da SDR e representantes do movimento social para debater o fortalecimento das pautas das mulheres agricultoras familiares.
Empreendedoras
Ao longo do mês de março, acontecem rodas de conversa, concerto musical, visita à exposição e bate-papo, sempre tendo como motivação a luta das mulheres pela igualdade de oportunidades. A programação do Mês da Mulher da Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA) se encerra no dia 28, às 15h, quando acontece o bate-papo Mulheres na Inovação. Participam a empresária do setor espacial brasileiro e também pioneira na atividade de observação da Terra com nanosatélites, Aila Raquel; a publicitária, especialista em marketing e negócios internacionais, Mel Oliveira; e a coordenadora do Centro de Inovação da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio BA), Maria Medeiros.
TVE e Rádio Educadora
Na semana que marca o Dia Internacional da Mulher, a TVE e a Rádio Educadora preparam uma programação especial com documentários, shows e entrevistas protagonizadas por grandes mulheres da Bahia e do Brasil.
Nesta terça-feira (7), às 16h30, a TVE exibe um documentário que conta a história das mulheres do Coral das Lavadeiras de Almenar que nasceu em uma lavanderia comunitária no Vale do Jequitinhonha (MG). Na véspera do dia 8 de março, uma entrevista com a advogada Luanda Pires da organização não governamental Me Too Brasil, no programa Giro Nordeste, às 19h. Em seguida, às 20h, a emissora exibe o documentário F.o.t.o.g.r.á.f.i.c.a.s, um registro pessoal e profissional de 17 fotógrafas pioneiras na profissão e as primeiras profissionais do fotojornalismo na Bahia.
A Rádio Educadora FM terá uma programação com entrevistas e muita música com mulheres. No dia 8 de março, a programação musical será toda com compositoras e intérpretes mulheres. Outro destaque desta semana vai para o programa Multicultura que terá apenas entrevistas com profissionais mulheres e na quarta (8) será apresentado por Lise Lobo e Juliana Rodrigues.