Os ônibus da linha gratuita Lapa – Barra, disponíveis para os foliões durante o Carnaval 2023, fizeram seus trajetos com tempo médio de 9 minutos e 30 segundos, nessa sexta-feira (17), passando dos 15 km/h de velocidade média. O tempo é considerado recorde pela Secretaria de Mobilidade (SEMOB), se comparado aos anos anteriores, 2019 e 2020, desde que a operação foi instituída. Antes, o menor tempo alcançado para uma sexta-feira de Carnaval havia sido de 11 minutos, em 2020.
De acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Müller, medidas estratégicas contribuíram para a melhoria da mobilidade. “A liberação da Av. Anita Garibaldi, onde houve rompimento de adutora, normalizou o trânsito e o trajeto das linhas. Entretanto, foi significativo para o fluxo tanto a implantação de uma linha segregada para ônibus entre a Arena Fonte Nova e a Estação da Lapa quanto o rígido controle dos fluxos em cruzamentos e semáforos, por nossas equipes, desde o Dique do Tororó até a Av. Centenário”, avaliou.
No total, aproximadamente 90 mil passageiros foram transportados nos dois dias de Carnaval. Esta é a única linha de ônibus que acessa a Av. Centenário durante a folia. Os dados foram apresentados por Fabrizzio Muller, durante reunião operacional da Semob, que reuniu Transalvador, Agerba, Integra, CCR Metrô, além das polícias Civil e Militar, Sindicato dos Rodoviários e Coopetacs.