Salvador

AMBULANTES JÁ DEMARCAM ESPAÇOS NA BARRA ESPERANDO O CARNAVAL DO FUZUÊ

Algumas familias dos ambulantes já estão acampadas no Circuito Dodô
Tasso Franco ,  Salvador | 09/02/2023 às 13:15
O circuito Barra-Ondina está todo demarcado
Foto: BJÁ
  A luta pela sobrevivência é grande e dolorosa. No maior evento da cultura popular baiana - o Carnaval de Salvador - momento em que as oportunidades de pequenos negócios se ampliam milhares de vendedores ambulantes (estima-se em 4 mil) disputam espaços nos circuitos da folia, especialmente no Dodô (Barra/Ondina) e desde hoje já demarcam com bancos de plásticos, cocos, cacos, palhas, pinturas no chão, etc, locais onde vão colocar isopores e vender cervejas, água e refrigerantes.

  Marcou o lugar ninguém invade e se invadir é expulso. Há uma vigilância das familias dos ambulantes, algumas das quais, em tendas de camping já estão acampadas na Barra e Ondina. Não há exagero nisso e acompanhamos, hoje, algumas dessas demarcações. Conversamos com um cidadão chamado Ivan, morador da Fazenda Grande, o qual disse que não de pode dar bobeira, pois, "senão perde o lugar".

  Contou-me que muitos deles já se conhecem de outros carnavais, mas, ainda assim, não há amizades - salvo exceções - e é preciso ficar de olhos abertos pois a disputa é grande mesmo a pessoa sendo credenciada. No mais, quando o Carnaval começa, tudo se ajeita e ninguém fica sem trabalhar. Sábado, 11, é o primeiro teste com o desfile dos grupos carnavalescos no Fuzuê só na Barra.