Salvador

PREFEITURA E ARQUIDIOCESE FIRMAM CONVÊNIO PARA RESTAURAR EX-EXCELSIOR,

Arquidiocese de Salvador e Prefeitura de Salvador firmam convênio para restauração do prédio do Cine Excelsior
A assinatura do documento acontecerá nesta segunda-feira, 19 de dezembro
Tasso Franco , Salvador | 18/12/2022 às 10:39
Projeto está orçado em R$20 milhões
Foto: BJÁ

Nesta segunda-feira, 19 de dezembro, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, firmarão convênio para a restauração do prédio onde funcionou o Cine Excelsior, na Praça da Sé, Centro Histórico da capital baiana. 

Evento acontecerá às 9h30, no Centro Cultural Palácio da Sé Dom Sebastião Monteiro da Vide, localizado ao lado do Cine Excelsior, e contará com a presença de autoridades religiosas e civis.

Embora não seja tombado, o prédio do Cine Excelsior está em um local conhecido como “circuito de tombamento”. De acordo com o presidente do Centro Cultural Palácio da Sé Dom Sebastião Monteiro da Vide e membro da diretoria da Congregação Mariana de São Luiz, cônego José Abel Pinheiro, o projeto inicial para a revitalização do espaço está orçado em torno de R$ 20 milhões.

 “Este passo que daremos é de uma importância singular, pois é um resgate da história do Centro Histórico de Salvador. É mais um presente que a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal, vai oferecer à cidade. Em 2018 aconteceu a entrega do Palácio da Sé, após ser restaurado, e agora vamos ter mais um equipamento à serviço da comunidade”, afirma. 

Segundo o cônego José Abel, esta será uma Parceria Público-Privada (PPP). “Os recursos para a restauração serão advindos de uma PPP. A partir da assinatura deste convênio, quem vai coordenar os passos da restauração será a empresa SalvadorPAR, cujo diretor, Marcus Lessa, também estará no momento da assinatura, além de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), os cônegos do Cabido Metropolitano da Sé e pessoas da comunidade. A proposta é que, após revitalizado, o prédio do Cine Excelsior abrigue um Centro de Convenções, com espaço para eventos e festas, o que ajudará para a sustentabilidade do Palácio da Sé. Sem dúvidas, é um presente, é uma vitória!”, comemora o cônego.

Cine Excelsior

Primeiro cinema católico da Bahia, o Cine Excelsior foi inaugurado em 17 de abril de 1935, ocupando o lugar do Cine São Jerônimo. Pertencente à Congregação Mariana de São Luiz, o espaço foi fundado pelo frei Hildebrando Kruthaupse, e tinha como objetivo arrecadar recursos financeiros para a manutenção da ação evangelizadora dos franciscanos, em Salvador.

Após inúmeras dificuldades financeiras, na década de 1980 o Cine Excelsior foi arrendado, passando a exibir filmes completamente contrários à proposta original, o que levou a Congregação Mariana de São Luiz a informar, por meio de comunicado na porta principal, que não estava responsável por tais exibições. O cinema foi fechado no fim desta mesma década.

SERVIÇO:

O QUÊ: Assinatura do convênio para restauração do Cine Excelsior
QUEM: Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Prefeitura Municipal de Salvador
QUANDO: 19 de dezembro de 2022, às 9h30
ONDE: Centro Cultural Palácio da Sé Dom Sebastião Monteiro da Vide (Praça da Sé, ao lado do prédio do Cine Excelsior)