Veja como participar
Tasso Franco , Salvador |
27/09/2022 às 09:25
Obra mediunica
Foto:
Começa nesta terça-feira, 27 de setembro, a partir das 17 horas, no Espaço Renoir da Cidade da Luz, organização da sociedade civil sem fins lucrativos existente há 44 anos, a exposição “É Primavera...”, que reúne diversas pinturas mediúnicas realizadas pelo médium José Medrado, fundador e presidente da instituição. Todo o valor arrecadado na venda das obras é integralmente destinado para o trabalho assistencial da Cidade da Luz e, prioritariamente, para o “Busão da Solidariedade”, que completa seu primeiro aniversário nesta semana. As telas da mostra trazem pinturas de flores, numa referência à estação do ano, e são de autoria de Pierre Auguste Renoir, Claude Monet, Berthe Morrisot, Vincent Van Gogh, Paul Gaugin, Olga W. Florian, entre outros espíritos artistas, que se manifestam através de José Medrado.
O Busão da Solidariedade foi concebido para oferecer banho e alimentação para pessoas em situação de rua gratuitamente. A iniciativa começou com a aquisição de um ônibus e a sua adaptação em um banheiro itinerante, equipado com boxes individuais com chuveiros, inclusive um box para pessoas com deficiência (PcD), bancadas para corte de cabelo e barba, prateleiras, penduradores e caixas para toalhas de banho, roupas, calçados e material de higiene corporal. Além de percorrer as ruas de Salvador em alguns horários das segundas e quartas-feiras, o Busão fica disponível em sua base na Cidade da Luz, em Pituaçu, durante o dia.
De acordo com José Medrado, a condução do veículo, acolhimento, atendimento e orientação às pessoas usuárias do benefício são feitos por voluntários da Cidade da Luz, incluindo colaboradores com vivência no trabalho com população de rua, a fim de gerar um ambiente de familiaridade e empatia para os usuários do serviço. “Trata-se de um processo custoso, em torno de R$ 10 mil mensais, e que necessita do apoio de pessoas físicas e empresários, pois demanda compra de materiais de limpeza e de assepsia para uso pessoal e no ônibus, combustível em quantidade suficiente, roupas e alimentos para garantir que a iniciativa atinja seu propósito de dar dignidade aos atendidos”, explica Carlos Renato, diretor administrativo financeiro da Cidade da Luz.
O projeto atende um público bastante diversificado, formado por jovens em situação de risco social, pessoas desalentadas que estão passando por dificuldades econômicas graves e foram para as ruas, cadeirantes, usuários de substâncias psicoativas, vítimas de preconceito por gênero, entre outros.