Foi emocionante o desfile da turma do SAMU
Tasso Franco , Salvador |
08/09/2022 às 09:24
Médico leva seu bebê à tiracolo no desfile
Foto: BJÁ
Um dos momentos mais emocianantes do desfile comemorativo do 7 de Setembro, em Salvador, foi a turma do SAMU-192, com seus filhos - todos vestidos com o uniforme do SAMU - numa demonostração de carinho e amor pelo órgão onde trabalham. Até uma mamãe com um carrinho onde está seu (sua) bebê de poucoas meses e um médico (vide foto) com bebê no coloco, à tiracolo, participaram do desfile.
Que gesto fantástico desse grupo do SAMU que é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O Ministério da Saúde atua com a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.
O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.