Moradora do bairro Alto das Pombas, Virginia Cristiane da Silva, 42 anos, encontrou no contato com a terra um novo hábito que tem gerado a melhoria da qualidade de vida. Há dois meses ela iniciou o cultivo de hortaliças em casa. De acordo com a confeiteira, além de incentivo à alimentação saudável, o cultivo das plantas é uma ótima terapia.
“Mexer com as plantas e com a terra é uma forma incrível de desconectar um pouco da correria do dia a dia e aliviar a mente. Depois que comecei a cultivar as hortaliças mudei bastante meus hábitos alimentares. Hoje, busco me alimentar melhor. É uma forma de melhorar a qualidade de vida, cuidando do corpo e da mente”, explicou.
Virginia Cristiane é uma das moradoras da capital baiana que participaram do projeto Horta em Casa. A iniciativa promovida pela Secis – Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência capacita gratuitamente residentes de Salvador a implantar hortas no ambiente domiciliar. A pasta vinculada à Prefeitura de Salvador também disponibiliza kits com os materiais necessários para os interessados iniciarem o cultivo em casa.
Nesta sexta-feira (26), das 08 às 17 horas, técnicos da Secis finalizarão a entrega dos kits para as 100 pessoas que se inscreveram no programa no mês de agosto. “É um projeto extremamente importante, que conecta as pessoas com a terra, promovendo não só uma alimentação mais saudável, mas também uma paz espiritual, mais tranquilidade e um maior contato com o meio ambiente. Além disso, o Horta em Casa debate a questão da sustentabilidade”, explicou Marcelle Moraes, titular da Secis.
Composição dos kits – Os kits entregues pela Prefeitura são compostos por uma jardineira retangular plástica de 45 cm, quatro mudas de hortaliças, oito quilos de terra vegetal adubada, dois quilos de argila expandida, 0,5 m² de manta de bidim, uma pá de plástico pequena e um borrifador pequeno.
O kit agrega ainda todos os utensílios necessários para iniciar o plantio. Além de receber o material, as pessoas selecionadas também participam do curso de capacitação on-line, sobre técnicas de cultivo e manutenção das mudas. E para esta etapa, os contemplados terão a oportunidade de realizarem a aula presencialmente, um benefício extra disponibilizado pela secretaria.