Reconhecido internacionalmente por difundir no Brasil a pintura mediúnica, o médium José Medrado, fundador e presidente da Cidade da Luz, instituição com 44 anos de existência, participa neste sábado, 27 de agosto, às 15 horas, de seminário sobre o amor nas relações familiares, no Centro Espírita Deus, Luz e Verdade, na Vila Laura, em Salvador.
A psicopictografia, popularmente referida como pintura mediúnica, é um tipo de intervenção artístico-espiritual, na qual um espírito, através de um médium, se expressa por meio de pinturas ou desenhos. O dom de José Medrado é reconhecido internacionalmente e a similaridade dos traços com os artistas renomados foi, até mesmo, avaliada por uma bancada composta por artistas plásticos, críticos e professores de arte, dentre eles Matilde Matos, Ivo Velame, Malba Velame, Romano Galeffi, Nilza Barude e César Romero, no final dos anos 1980.
Foi a partir daí, que José Medrado começou a realizar apresentações públicas em centros espíritas, eventos e a fazer viagens para cidades do interior da Bahia, outros estados do Brasil e, em seguida, para o exterior. Em atuações públicas com psicopictografia, José Medrado já realizou demonstrações, inclusive para reportagens de TV, quando chegou a pintar, simultaneamente, com um pé e as duas mãos.
Desde fevereiro de 2014, além das apresentações públicas, as obras mediúnicas ganharam um local permanente para exposição e comercialização na Cidade da Luz: o Espaço Renoir. Além de telas, a galeria de arte também dispõe de esculturas e pinturas em porcelana. Dentre os espíritos artistas já manifestados estão Pierre Auguste Renoir, Claude Monet, Pablo Picasso, Édouard Manet, Emiliano Di Cavalcanti, Auguste Rodin, Victor Brecheret, Frei Agostinho, Edgar Degas, Paul Gauguin, Cândido Portinari, Vincent Van Gogh, Alfred Sisley, Berthe Morisot, Mary Cassat, Camille Pisarro, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e José Pancetti, somando mais de cem espíritos artistas.