Foi com o coração cheio de gratidão que ontem os irmãos da irmandade, devotos, amigos e
funcionários da Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia celebraram os quatro anos de inauguração de seu cerimonial. Para comemorar, aconteceu no espaço o costumeiro Forró da Conceição, animado pelo Forró Aquilo Bom, Dj Jhony e pela banda Tio Barnabé, que também alegrou os presentes durante a inauguração do local há quatro anos.
A juíza da Irmandade da Conceição da Praia, Gabriela Dias, vê o forró como uma retomada para o Cerimonial da Conceição, que ficou parado por dois anos por causa da pandemia. Para a juíza a festa em união com os diversos grupos da igreja é uma vitória para sua gestão, uma vez que todos os eventos do cerimonial levam o mesmo propósito: Contribuir para sua sustentabilidade. “Todos os alimentos e bebidas servidos no forró foram frutos de uma partilha entre todos os grupos da basílica. Sem essa disponibilidade não seria possível a realização da festa. Além disso, pudemos continuar fazendo o bem”, disse.
Dois quilos de alimentos não perecíveis foram o necessário para ingressar no Forró da Conceição. De acordo com Gabriela, essa é uma das formas de fazer ação social no cerimonial. Os alimentos arrecadados serão encaminhados para o Abrigo São Gabriel, um lar de idosos localizado na cidade baixa e para o Seminário São João Maria Vianney, que constantemente precisa de doações para continuar o trabalho de formação para futuros sacerdotes.
Parceiros do bem
As atrações e estrutura do evento também foram frutos de parcerias da Conceição com algumas empresas dispostas a contribuir com o próximo, como a Reinel Produções, a Banda Tio Barnabé, Dj Jhony e o Forró Aquilo Bom. O diretor de operações da Reinel Produções, Jorge Beck caracteriza a ação social como uma das diretrizes da Reinel e enfatiza o quanto é importante usar o seu trabalho para fazer o bem. A parceria entre a igreja e a produtora já dura 4 anos, o mesmo tempo de funcionamento do cerimonial.
Para a diretora comercial da empresa, Marcele Reinel, além de fazer o bem, a relação entre as duas instituições contribui também para fazer girar a rede de relacionamentos no ramo de eventos. “A parir do momento em que a Conceição tem esse bom relacionamento com a Reinel, ela também consegue indicar e se aproximar dos seus clientes, trazendo um leque de bons fornecedores para o mercado. E a partir do momento em que a Reinel tem esse bom relacionamento com a Conceição, ela consegue executar serviços mais eficientes e projetos cada vez mais exclusivos”, explicou a diretora.
O forró que começou as 10 da manhã, foi até o fim da tarde e fez todo mundo tirar o pé do chão. Para o cantor e líder da Banda Tio Barnabé, Neto Bittencourt, fazer mais uma vez a forró da Conceição foi um privilégio e mandou um recado para o caso da instituição esquecer de convidar o grupo no ano que vem. “Pra nós da família Tio Barnabé é muito importante estar aqui nesse espaço que a gente ama e é sempre tão bem acolhido! Poder ter cantado na inauguração e agora estar aqui comemorando esses 4 anos é algo que nos deixa muito honrados. A gente já se sente parte da família Conceição da Praia e se vocês não convidarem a gente pro ano que vem, vamos chegar aqui na porta com zabumba, triângulo e sanfona fazendo forró pra vocês assim mesmo!”, prometeu o cantor.