A trezena de Santo Antônio, acontecerá de 1º à 13 de junho, a partir das 20h, com uma reza na Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo. O tema escolhido para este ano “A Esperança do Mundo se Alicerça na Missão, Comunhão e participação. ”, e tem o lema: “Por uma Igreja Sínodal”. Com mediadores distintos, a igreja abordará um sub-tema:
Dia: 1º/06 (quarta-feira)
Sub-tema: Fixar o coração onde Cristo está.
Mediador: Padre Ronaldo Marques Magalhães
Dia: 02/06 (quinta-feira)
Sub-tema: A palavra nos guia além do tempo.
Mediador: Diácono Augusto Cézar dos Anjos.
Acontecerá durante esta missa solene, o ápice da festa, pois conta com a presença do Imperador Divino, representado por um garoto, geralmente da comunidade, com idade entre sete e 12 anos:
Dia: 03/06 (sexta-feira)
Sub-tema: Deus é a alegria, a nossa alegria.
Mediador: Cong. Lázaro Muniz
Dia: 04/06 (Sábado)
Sub-Tema: falar a Deus dos acontecimentos humanos
Mediador: Padre Emanoel da Cruz (CSJ)
Dia 05/06 (Domingo)
Sub-tema: Para uma comunhão entre as Nações
Mediador: Frei Marcelo Frezarini (OC)
Neste dia é celebrada a Festa do Divino Espírito Santo e do Bando Anunciador, que este ano, será acompanhada por bandas de fanfarra estudantis que passará pelas ruas do Santo Antônio Além do Carmo e a libertação de um preso.
Vale salientar, que a escolha para a soltura dos presos é feita com base em um decreto presidencial, que recai sobre o perdão e a pregação. Essa não é uma ação exclusiva do Brasil, é uma tradição histórica dentro e fora do país.
Saindo da porta da Igreja, o tradicional cortejo do Menino Imperador e o Bando Anunciador vai desfilar pelas ruas do Santo Antônio Além do Carmo até o Barbalho com fieis acompanhando lado a lado, das sacadas e nos passeios das ruas, atento a todas manifestações do festejo.
Simultaneamente, na concentração saindo do Forte do Barbalho, um segundo cortejo com o Afoxé Filhos de Gandhy, Muzenza, Didá e Ilê Aiyê, entre outras entidades, que também sairá em desfile pelas ruas do Barbalho; e na rua Siqueira Campos, todos unem-se ao cortejo do Bando Anunciador para no caminho agrupar-se ao bloco De Hoje a Oito e ao Maracatu Nação Acasa Ori Asé. Em seguida, todos seguem para o encerramento do evento na porta da Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo. Para juntos, findarem o evento com a lavagem da escadaria da Paróquia.
Dia: 06/06 (segunda-feira)
Sub-tema: Dar ao mundo razão de Viver a Missão
Mediador: Padre Maurício Ferreira
Dia: 07/06 (terça-feira)
Sub-tema: Os Vestígios de Deus no Trabalho do homem
Mediador: Padre Valso Sandes
Dia: 08/06 (quarta-feira)
Sub-tema: A esperança é obra de Deus e dos homens
Mediador: Frei Alonso Gustavo Malaquias, OC
Dia: 09/06 (quinta-feira)
Sub-tema: Sem esperança não há paz verdadeira
Mediador: Padre Juraci Gomes
Dia: 10/06 (sexta-feira)
Sub-tema: Comunidade, verdadeiro bem da humanidade
Mediador: Frei Padre Pedro Junior (OFM)
Dia: 11/06 (Sábado)
Sub-tema: Participação, penhor da felicidade
Mediador: Frei João Paulo Freire
Dia: 12/06 (Domingo)
Sub-tema: O respeito pelo ser humano conduz a paz
Mediador: Padre Ronaldo Marques Magalhães
A partir do dia 09 de junho, o evento contará com barracas vendendo produtos típicos, guloseimas e artesanatos, cm venda revertida para ações sociais realizadas pela igreja. Já no dia 12 de junho, após a missa, haverá show do grupo baiano Companhia do Pagode, no coreto da Praça do Santo Antônio Além do Carmo, aberto para a comunidade de Salvador.
No dia festivo (13) haverá alvorada às 6h com fogos artificiais, missas paroquiais às 7h, com Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida; às 9h, pelo Padre Ronaldo Marques Magalhães; às 11h, missa com oração de cura, através do Padre Ricardo Henrique Oliveira Santana; às 16h, missa paroquial com o Padre Ronaldo Marques de Magalhães. A partir das 17h30min, os devotos sairão em procissão de Santo Antônio, juntamente com as Irmandades de Santo Antônio e a do Divino Espírito Santo; além de movimentos da paróquia, da comunidade, dos devotos, da presença do pároco e da imagem de Santo Antônio, que juntos percorrerão as principais ruas dos bairros de Santo Antônio Além do Carmo e Barbalho, retornando para a Paróquia. Em seguida, acontecerá a missa de encerramento da festa precedida pelo Bispo Auxiliar Dom Valter Magno de Carvalho (R); logo após, os presentes serão contemplados com show gratuito da banda É o Tchan, também no coreto da praça.