Salvador

SALVADOR CELEBRA DIA DO GARI COM HOMENAGENS E EXPOSIÇÃO

Seis caminhões compactadores irão circular por diversos bairros da cidade levando a exposição
Secom Salvador , Salvador | 16/05/2022 às 13:10
Salvador celebra Dia do Gari com homenagens e exposição
Foto: Valter Pontes/Secom

Para celebrar o Dia do Gari, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizou, nesta segunda-feira (16), o lançamento oficial da mostra itinerante “Gigantes”, na Praça Municipal, no Centro. Presentes na ocasião, o prefeito Bruno Reis e o secretário de Ordem Pública (Semop) e presidente da Limpurb, Omar Gordilho, destacaram a importância dos profissionais para a manutenção da cidade.

 

Após conduzir um dos caminhões expostos na solenidade, o prefeito lembrou que o pleno funcionamento da cidade depende da atuação de profissionais de diversos setores. Além disso, o trabalho de limpeza se destaca entre as principais ações para tornar Salvador cada vez mais bonita para baianos e visitantes.

 

"Não é fácil realizar varrição, limpeza, coleta, transbordo e ainda tratamento do material coletado na cidade. Homenagear esses trabalhadores é um agradecimento e reconhecimento deste trabalho. São heróis e hoje, por conta desse trabalho, Salvador é uma das cidades mais limpas do Brasil. Isso é fruto dos investimentos feitos no setor, mas deve ainda mais ações de reconhecimento e parceria do pessoal que trabalha na limpeza", declarou o chefe do Executivo municipal.       

 

Seis caminhões compactadores irão circular por diversos bairros da cidade levando a exposição, que reúne 12 fotografias com tratamentos gráficos em técnicas de colagens inspiradas na estética afro-surrealista, destacando o protagonismo dos responsáveis pela manutenção da limpeza da cidade e objetivando desmistificar o senso comum acerca do termo “gari”.

 

Além disso, de 16 a 31 de maio, essa mesma exposição ficará disponível gratuitamente na Alameda Calazans Neto, Piso L2 do Shopping da Bahia, para quem desejar conferir de perto o resultado desse trabalho. Na ocasião, também serão exibidos exemplares dos fardamentos de edições especiais, como Natal, Carnaval, Outubro Rosa e Novembro Azul.

 

Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, é sempre importante demonstrar respeito e reconhecimento pelo trabalho dos profissionais que atuam nos serviços essenciais. "A ação de hoje demonstra o quanto a Prefeitura valoriza esse segmento, pois os agentes de limpeza são os grandes parceiros da cidade. E esta exposição será veiculada tanto em meios físicos como nos virtuais. É preciso cada vez mais apoiá-los, valorizando este trabalho importante. É preciso reconhecer que o Dia do Gari é todo dia, não somente hoje".

 

Fala, Gari! – Com enfoque na valorização dos agentes de limpeza da capital baiana, haverá também um circuito de rádios “Fala Gari!”, a partir de hoje (16) até sexta-feira (20), onde alguns agentes irão conversar sobre diversos temas acerca do seu cotidiano, como sonhos, dignidade, honestidade e o trabalho como gari. Para prestigiar esses profissionais no seu dia, foi promovido ainda um café da manhã na sede do órgão, na BR-324, e nas garagens das empresas prestadoras de serviço, Sotero e Ecosal.

 

Taiane Carvalho, 30 anos, há cinco trabalhando como agente de limpeza, diz ter como foco a manutenção da cidade com um sorriso no rosto. "Essa homenagem de hoje é muito gratificante pois os agentes amam o que fazem. Nós também desfrutamos da cidade bem cuidada, e sabemos que este serviço é essencial e que sem isso a cidade não funciona", pontuou.