Salvador

CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA NA BAHIA: 16 ESCOLAS ESTÃO SEM AULAS EM SSA

Secretária de Educação do Município avalia quando haverá retorno às aulas
Tasso Franco ,  Salvador | 10/05/2022 às 15:19
Colégio Estadual Santa Rita de Cássia fechado
Foto: Bruno Wenderl/Correio
  A crise na segurança pública na Bahia com último episódio as mortes de três policiais militares no último fim de semana em Salvador fizeram com que escolas municipais na região onde aconteceram os crimes tivessem as aulas suspensas, como medida de segurança. Ao total, mais de três mil alunos de 16 escolas, em Águas Claras, Cajazeiras e Fazenda Grande, estão seu aulas por medida de segurança.

  A Secretaria Municipal de Educação diz que vai avaliar a situação da região para definir a data do retorno. As escolas com aulas suspensas são Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho das Crianças, Escola Municipal Eduardo Campos, Escola Municipal Francisco Leite, Escola Municipal Iraci Fraga e Escola Municipal São Damião, em Águas Claras; Escola Municipal Dois de Julho, em Cajazeiras VI; Escola Municipal Irmã Dulce, em Cajazeiras VII; Escola Municipal Professor Ricardo Pereira, em Cajazeiras VIII; Escola Municipal Maria Antonieta Alfarano, Cajazeiras XI; Escola Municipal Cristo Rei, Escola Municipal Ulisses Guimarães e Escola Municipal Beatriz de Farias, em Fazenda Grande I; Escola Municipal da Fazenda Grande II, em Fazenda Grande II; e Escola Municipal Recanto do Sol, Fazenda Grande IV.

  Na rede estadual, escolas de Águas Claras, Cajazeiras e Fazenda Grande tiveram aulas suspensas na segunda-feira, 9, mas voltaram às atividades normais nesta terça-feira, 10.

  O temor toma conta das populações de Águas Claras e Cajazeiras diante dos últimos acontecimentos. A Policia já prendeu três suspeitos de etarem envolvidos nos crimes e dois outros morreram em confronto.

  A reportagem do Correio procurou saber da Secretaria Estadual de Educação (SEC) quantas unidades não estão funcionando, mas não obteve resposta. 

Porém, a reportagem constatou a situação em duas unidades da rede estadual. No Colégio Estadual Santa Rita de Cássia, no antigo final de linha de Águas Claras, quem confirma o problema é o porteiro. "Realmente, não estamos funcionando desde ontem por causa desses acontecimentos", disse ele, informando em seguida que não tinha autorização para dar mais detalhes. 

No Colégio Estadual Ana Bernardes, em Cajazeira VI, pais e alunos foram informados da suspensão através de uma mensagem num grupo de aplicativo da instituição.

"A diretora enviou um áudio dizendo que não para ninguém ir, pois não ia ter aula. Isso foi por causa das mortes dos policiais. Está tudo mundo com medo. As pessoas estão andando no pânico e aí a diretora adotou essa medida. Eu, como mãe, acho certa, porque nós também estamos apavorados", contou a mãe de uma aluna. "Estamos sem funcionar desde a tarde de ontem. Mesmo com a polícia, o clima aqui está muito tenso", contou o porteiro.