A Federação Nacional das Associações de DETRAN (FENASDETRAN) e a Prefeitura Municipal de Salvador inauguram no dia 24 de abril, às 10 hs, o monumento mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. O local escolhido em conjunto com órgãos de trânsito e demais entidades foi o Dique do Tororó, próximo à Fonte Nova. Segundo Mário Conceição, presidente da Federação, Salvador foi escolhida dentre as capitais brasileiras para receber o primeiro Monumento nesta modalidade, observando-se tratar-se da única cidade no Brasil a responder positivamente ao desafio da ONU de reduzir pela metade os óbitos de trânsito.
O dirigente diz que o Memorial terá função mnemônica e pedagógica. "A ideia é que se torne espaço de visitação de estudantes, entidades da sociedade civil organizada, especialistas e intelectuais do setor e da população local. Uma homenagem justa e necessária a todos que perderam a vida no trânsito brasileiro e mundial". No Brasil, a cada 12 minutos uma pessoa morre vítima de acidente/sinistro tornando-se uma das principais causas de mortes de crianças e jovens em todo o mundo.
O monumento simbolizará o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito e a solenidade de inauguração terá a Banda de Música da Polícia Militar do Estado da Bahia e representações de diversos setores sociais, autoridades civis e militares. São parceiros no projeto as entidades e órgãos Vida no Trânsito, PM/BA, CTBTS, SINDETRAN, ABRAMET, ABRAPSIT, CREA/BA, ICEBRAS, ISTB, Grupo Fraterno Filhos Eternos e Comissão de Direito do Trânsito da OAB/BA, e a CEATV (Comitê de Estudos e Ações para o Trânsito e Vida). A edificação do monumento conta com apoio do Governo do Estado da Bahia através da Polícia Militar (PM), DETRAN e da CONDER. A Prefeitura Municipal do Salvador, através da Transsalvador, atuou ativamente em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (DESAL) onde está sendo construído o monumento.
O Dia Mundial na Bahia - Por iniciativa da FENASDETRAN, CEATV – Comitê de Estudos e Ações para o Trânsito e Vida, entidades e Órgãos parceiros, a data foi celebrada em Salvador pela primeira vez em 2012. A partir daí, várias ações foram ampliadas e com novas adesões. Mário Conceição salienta que a intenção é marcar a data de alguma forma, seja por meio de uma Caminhada que reúna familiares de vítimas dos sinistros de trânsito e também cidadãos que entendam que podem melhorar a segurança no trânsito para todos que transitam, seja a pé, de bicicleta, num veículo ou mesmo no transporte público.