Salvador

MAIS TRÊS SIRENES DE ALERTA SÃO ACIONADAS EM FUNÇÃO DAS CHUVAS EM SSA

O aviso sonoro foi dado após as três comunidades acumularem volume de chuvas superior a 150 milímetros nas últimas 72 horas
Secom Salvador , Salvador | 18/04/2022 às 16:54
Mais três sirenes de alerta são acionadas em função das chuvas em Salvador
Foto: Betto Jr./Secom

O prefeito Bruno Reis, ao lado do diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, esteve na manhã desta segunda-feira (18), no Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), na Avenida Bonocô, para acompanhar de perto a atual situação climatológica de Salvador e a previsão de chuva para os próximos dias. No início desta tarde, mais três sirenes do sistema de alerta e alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal) foram acionadas nas localidades de Bom Juá (Calabetão), Baixa do Cacau (São Caetano) e Mamede (Alto da Terezinha).

 

O aviso sonoro foi dado após as três comunidades acumularem volume de chuvas superior a 150 milímetros nas últimas 72 horas. Durante a manhã, outras duas sirenes haviam sido acionadas nas localidades de Voluntários da Pátria (no Lobato) e Vila Picasso (Capelinha de São Caetano).

 

Desde a chegada da frente fria no último final de semana, a Prefeitura intensificou as ações preventivas para minimizar os impactos causados pelas chuvas que ocorrem na cidade. Neste mês, o volume de precipitações chega a quase 81% da média histórica – isto é, dos 284,9mm esperados para abril, já caíram 230,2mm.

  

A orientação da Codesal é que os moradores das áreas de risco onde houve acionamento da sirene é a saída imediata das residências para acolhimento provisório numa das unidades escolares previamente definidas nos simulados de evacuação. O trabalho conta com suporte de equipes de assistentes sociais.

 

Preparação e apoio – O prefeito destacou que, graças aos investimentos na proteção de áreas de risco, a capital baiana está mais preparada para enfrentar as chuvas. “Desde que a frente fria chegou na cidade, estamos resistindo. O comum, antigamente, eram cenas de deslizamentos e perdas de vidas. Já protegemos mais 350 áreas e realizamos diversas obras de drenagem. Isso tem sido a prioridade da gestão desde o início. Todo esse trabalho tem permitido que famílias tenham mais segurança para enfrentar o período de chuvas”, afirmou.

 

O gestor também ressaltou que as famílias residentes em áreas de risco devem ficar atentas às sirenes. “O sistema é acionado para que os cidadãos possam sair das suas casas e, para isso, damos todo o apoio e acolhimento. Sempre pedimos a compreensão da população para passarmos juntos por esse momento delicado de chuvas e, com fé em Deus, passaremos bem”, completou.

 

Previsão – Devido à frente fria estacionada sobre Salvador, as chuvas devem continuar até a próxima quinta-feira (21), com a previsão de acumulados expressivos e rajadas de vento, antes de começar a perder intensidade. As temperaturas devem variar entre 22ºC (mínima) e 29ºC (máxima).

 

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site do órgão.

 

Nesta segunda, foram registradas cerca de 210 ocorrências até 14h20. As demandas mais solicitadas foram deslizamento de terra (50 registros), ameaça de deslizamento (42), ameaça de desabamento (31) e avaliação de imóvel alagado (28).