Chegou o momento da vacina contra gripe
Tasso Franco , Salvador |
05/04/2022 às 15:09
Jornalista TF se vacinou no Clementino Fraga
Foto:
Ja está valendo desde ontem a vacinação, de forma simultânea para gripe e sarampo, em Salvador. No total, todas as 156 salas de vacina montadas nos postos de saúde da Atenção Básica do município irão atender o público. A pasta também realizará a imunização domiciliar (preferencialmente para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção). Hojoe, no Clementino Fraga tinha pouca gente vacinando.
As equipes volantes percorrerão instituições de Longa Permanência, hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde com a busca ativa da população-alvo.
Serão instalados, ainda, pontos de vacinação em shoppings, estações de transbordo e espaços com grande circulação de pessoas para ampliar o acesso às doses.
Gripe
A campanha contra gripe será dividida em duas fases. Na primeira, que acontece de 4 de abril até 2 de maio, serão contemplados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.
Na segunda fase, entre os dias 3 de maio e 3 de junho, será voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, deficientes permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, força de segurança, professores e pessoas com comorbidades.
A meta é imunizar pelo menos 90% da população elegível para estratégia. A estimativa é que cerca de 1,2 milhão de pessoas façam parte do público-alvo da campanha da gripe esse ano.
Sarampo
A estratégia contra o sarampo também será dividida em duas etapas. A primeira será entre os dias 4 de abril até 2 de maio, para os trabalhadores da saúde (independentemente da situação vacinal). As gestantes estão isentas da imunização.
A partir de 3 de maio até 3 de junho, será a vez das crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que devem tomar uma dose extra da vacina tríplice viral, mesmo já tendo tomado as duas doses do imunizante. Apenas as crianças que tomaram a tríplice viral há menos de um mês é que não devem tomar a vacina novamente.