A Cidade da Luz está completando 44 anos da fundação do seu primeiro núcleo, o Centro Espírita Cavaleiros da Luz. Em razão das restrições decorrentes da pandemia, a celebração da data acontecerá com os cuidados exigidos, neste domingo, 27 de fevereiro, às 08h30, com reunião, palestra e apresentação de pintura mediúnica por seu fundador e presidente, José Medrado, reconhecido internacionalmente por difundir no Brasil este tipo de intervenção artístico-espiritual.
Sempre atenta em cuidar de pessoas, as atividades socioassistenciais da Cidade da Luz foram intensificadas neste período pandêmico com o Busão da Solidariedade, o qual, desde setembro de 2021, ofereceu mais de 2.000 banhos com troca de roupa, serviço de cabeleireiro, barbeiro, além da distribuição de marmitas, kits de higiene e encaminhamento de pessoas em situação de rua para escuta qualificada e acesso a serviços médicos e odontológicos, emissão de documentos, retorno às suas cidades de origem, acesso a benefícios públicos e apoio na reinserção familiar.
Como a Cidade da Luz não possui convênios com o setor público, toda a sua manutenção e assistência oferecida às pessoas advém de doações, da compra das obras mediúnicas produzidas por José Medrado (Espaço Renoir), e das vendas realizadas no Brechó da Luz, livraria e cantina. Para fazer doações à instituição há várias modalidades: via Pix 15.679.384/0001-98 (CNPJ), ou com depósito no Banco Bradesco (agência 3673-0, conta 51760-7), Banco do Brasil (agência 2976-9, conta 50714-8) e Caixa Econômica Federal (agência 4798, conta 346-3, operação 003).
No momento, as atividades doutrinárias espíritas e socioassistenciais seguem com reuniões públicas (terças, quintas e domingos) e tratamentos espirituais e atividades no Centro de Cultura e Arte Pai João, atendimentos no ambulatório médico e odontológico Dr. Bezerra de Menezes e no Núcleo de Psicologia Pablo Duran (onde todos os profissionais são voluntários), e a Caravana Fraterna Carlos Murion.
Pintura Mediúnica
A psicopictografia, popularmente referida como pintura mediúnica, é uma manifestação pela qual um espírito, através de um médium, se expressa por meio de pinturas ou desenhos. O dom de José Medrado é reconhecido internacionalmente e a similaridade dos traços com os artistas renomados foi, até mesmo, avaliada por uma bancada composta por artistas plásticos, críticos e professores de arte, dentre eles Matilde Matos, Ivo Velame, Malba Velame, Romano Galeffi, Nilza Barude e César Romero, no final dos anos 1980.
Foi a partir daí, que José Medrado começou a realizar apresentações públicas em centros espíritas, eventos e a fazer viagens para cidades do interior da Bahia, outros estados do Brasil e, em seguida, para o exterior. Em atuações públicas com psicopictografia, José Medrado já realizou demonstrações, inclusive para reportagens de TV, quando chegou a pintar, simultaneamente, com um pé e as duas mãos.
Desde fevereiro de 2014, além das apresentações públicas, as obras mediúnicas ganharam um local permanente para exposição e comercialização na Cidade da Luz: o Espaço Renoir. Além de telas, a galeria de arte também dispõe de esculturas e pinturas em porcelana. Dentre os espíritos artistas já manifestados estão Pierre Auguste Renoir, Claude Monet, Pablo Picasso, Édouard Manet, Emiliano Di Cavalcanti, Auguste Rodin, Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Victor Brecheret, Frei Agostinho, Edgar Degas, Paul Gauguin, Camille Claudel, Akoda Asheda, Cândido Portinari, Vincent Van Gogh, Alfred Sisley, Berthe Morisot, Mary Cassat, Camille Pisarro, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e José Pancetti, somando mais de cem espíritos artistas.