Salvador

MATA DE SÃO JOÃO: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL GERA AGILIDADE NOS SERVIÇOS

Com o programa Mais Digital, todos as demandas internas e o atendimento ao cidadão passaram a ser informatizadas. Em 20 dias o Município já economizou 65.298 impressões
Prefeitura de Mata de São João , Mata de São João | 23/01/2022 às 19:53
Transformação digital em Mata de São João
Foto: Matheus Lopes

A economia de custo e tempo, além da agilidade nos procedimentos administrativos internos e nos serviços para a população, já surtem efeitos significativos após 20 dias de implantação do novo programa de transformação digital da Prefeitura de Mata de São João. 


O Mais Digital consiste na implantação de um novo sistema integrado de informação, que, em apenas 20 dias, já economizou R$ 9.889,20 e deixou de imprimir 65.298 folhas de papel. Neste período o sistema gerou 4.490 documentos, 580 protocolos de atendimento ao cidadão e 114 ofícios externos.


Além da eliminação do uso de papel em documentos oficiais, o Mais Digital, que é operacionalizado através do software 1 Doc, também tem como objetivo aumentar a segurança no tratamento da informação para a população e oferecer maior eficiência e ganho de tempo em todos os tramites da gestão.


“Vivemos uma nova era e hoje o cidadão Matense e os servidores municipais têm o privilégio às informações e aos serviços, que muitos clientes de grandes corporações não possuem”, explica o prefeito João Gualberto.


“O objetivo deste projeto é gerar economia para os cofres públicos e satisfação para o cidadão. E já vemos êxitos muito claros neste sentido, em tão pouco tempo”, celebra o gestor.


Atendimento online - Servidora da Prefeitura de Mata há 22 anos, Vivian Germano Moura também celebra o novo programa de transformação digital do Município. Ela trabalha com atendimento ao público na Secretaria de Obras e recebe as demandas relativas aos serviços públicos.


“O sistema é muito bom. Ele evita que as pessoas saiam das suas residências para solicitar serviços como retirada de entulhos, podas de árvores e reparo em ruas”, pontua a servidora.


“Para nós, servidores, também está sendo de grande valia. Economiza papel e diminui em muito o tempo de trâmite dos processos. Neste momento estou respondendo uma solicitação de retirada de entulho e já encaminho logo em seguida”, diz.


O 1 Doc é um software 100% web responsivo, ou seja, é bem utilizado em tablets, computadores e celulares, com certificação digital e painéis de gestão. Fornece dados para melhorar continuamente a qualidade dos serviços e dos processos da gestão pública. Além de contar com aplicativo disponíveis na Play Store e também na Apple Store.


“Com a informatização dos procedimentos administrativos, buscamos não apenas a economicidade do recurso público, mas também facilitar a comunicação com o cidadão e as empresas”, destaca o gestor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Mata de São João, Hélio Alves.

 

De acordo com Alves, o Mais Digital também gera maior transparência aos atos da Administração à população, aos servidores e aos órgãos fiscalizadores”.