Salvador

CASA DE PAPAI NOEL É A MAIOR ATRAÇÃO DA VILA DO NATAL NO CAMPO GRANDE

O agendamento, obrigatório para crianças acima de 12 anos, deve ser feito no endereço www. natal. salvador. ba. gov. br
Secom Salvador , Salvador | 07/12/2021 às 19:10
Casa de Papai Noel atrai visitantes para Vila de Natal
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Casa de Papai Noel é um dos destaques da Vila de Natal, decoração natalina montada pela Prefeitura de Salvador na Praça do Campo Grande, Centro. A atração é adornada com luzes típicas da celebração e permite que o visitante aprecie, através de portas e janelas abertas, bem como das paredes de vidro transparente, a representação do Papai Noel em sua própria casa.

 

São dez ambientes, incluindo varanda, sala de estar, sala do trono, sala de música, escritório, quarto, banheiro, sala de jantar, cozinha e quintal, além de trenó estacionado na garagem. E o público fica atraído com os detalhes dos locais.

 

A varanda de entrada é decorada com bonecos de barro, árvores e um presépio com pintura fina e ornamentos dourados. A sala de estar tem uma lareira, poltronas douradas e tapete. Na sala do trono, há uma árvore com três metros de altura e um grande trono vermelho acolchoado.

 

Na sala de jantar, a mesa da ceia de Natal, rodeada por cadeiras estofadas e forrada com toalha fina, está posta com pratos e talheres e é servida com frutas, pães e flores, sob um lustre de cristal. A cozinha é mobiliada com fogão, geladeira, pia e utensílios domésticos. Um forno à lenha e uma chaminé dominam o centro da copa.

 

Já a sala de música é ocupada por um piano e outros instrumentos. Ao lado, está o escritório, contíguo ao quarto, que é preenchido com mobiliário de época, roupas de cama com detalhes vermelhos, cortinas e fotos de lembranças do Bom Velhinho.

 

O banheiro com tons dourados e brancos tem banheira, chuveiro e armários. O quintal, com uma plantação de pinheiros verdes, completa a caracterização da residência de Papai Noel.

 

Desejos - Além do encantamento visual, registrado por inúmeras fotos dos visitantes, a Casa do Papai Noel e o simbolismo do Natal também remetem aos desejos de renovação, com a chegada do Ano Novo. “Perdi um amigo para a Covid, então meu desejo maior é saúde para minha família, ainda mais agora que minha mulher espera nosso terceiro filho e, finalmente, é uma menina”, revelou Edvaldo Santos, 33 anos, que é recepcionista.

 

Ele foi à Vila de Natal com sua esposa e os dois filhos. Emanuel, de 5 anos e primogênito, diz que pediu a Papai Noel uma casa maior e um carro.

 

Já a nutricionista Mirela Marques, 29 anos, disse que espera que o ‘novo normal’ se consolide mais rapidamente no mundo. “Meu desejo é o retorno do afeto, dos beijos e abraços nos familiares e amigos. E também gostaria de mais tempo para cuidar de mim mesma e da minha filha. Com o encarecimento do custo de vida, tenho que ter dois empregos para sustentar a nossa casa”, lamentou.

 

Mirela é mãe de Sofia, de 5 anos, que aproveitou a proximidade do Bom Velhinho para pedir um tablet de presente de Natal.

 

Estrutura – Dentro do projeto Natal Salvador, que em 2021 traz o tema “Luz para Recomeçar”, a Vila de Natal já recebeu, desde sua inauguração, no último dia 23 de novembro, quase 120 mil visitantes. Os interessados podem visitá-la até o dia 6 de janeiro, das 18h às 22h, mediante agendamento prévio, uso de máscara e a apresentação da caderneta de vacinação atualizada.

 

O agendamento, obrigatório para crianças acima de 12 anos, deve ser feito no endereço www. natal. salvador. ba. gov. br. Pessoas com deficiência e mais dois acompanhantes não precisam fazer o agendamento.