Salvador

HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DA COVID-19 EMOCIONA VISITANTES DA VILA DE NATAL

O espaço possui luzes de cristal e foi confeccionado com estrutura de metalon revestido de material translúcido
Secom Salvador , Salvador | 30/11/2021 às 18:25
Homenagem às vítimas da Covid-19 emociona visitantes da Vila de Natal
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Com os olhos atentos, analisando cada cristal de luz pendendo do teto, a técnica de enfermagem Eliete Alcântara suspirou por todo o trajeto que fez no Memorial das Estrelas, na Vila de Natal instalada pela Prefeitura, no Campo Grande, dentro do Natal Salvador 2021. Ao sair do espaço, que homenageia as vítimas da Covid-19, ela chorou ao recordar a perda do irmão mais velho.

 

"Meu irmão fez 70 anos enquanto estava internado. Ficou dois meses na UTI e nos deixou em agosto de 2020. Aqui dentro me senti perto dele. Não tem como não se emocionar. Não consigo falar porque ainda dói muito, mas mandei luz para ele onde estiver", contou.

 

O espaço possui luzes de cristal e foi confeccionado com estrutura de metalon revestido de material translúcido. O teto e as paredes são formados por luzes de Natal e cortinas de cristais. O visitante passa por uma ponte branca, calma e perfumada, que aguça os sentidos e o envolve em uma atmosfera de reflexão e emoções.

 

Daniele de Jesus Reis, 44 anos, teve Covid duas vezes no ano anterior. A visita ao memorial também a deixou com a voz embargada. "Estou muito grata porque tive de forma leve e minhas filhas, Diana e Tainara, não tiveram. Dormimos no mesmo quarto e ainda assim elas ficaram bem e isso me conforta. Minha visita à Vila de Natal este ano é para agradecer por ter conseguido passar por 2020 sem nenhuma perda. Por outro lado, fico triste por tantas vidas que se foram", afirmou.

 

Profissionais de saúde – A poucos metros do memorial foi montada uma peça instagramável formada por caixas luminosas e avatares que homenageiam os profissionais de saúde. A peça busca exaltar a importância da classe que tem sido essencial no enfrentamento à pandemia. 

 

Admirando o espaço, a técnica de enfermagem Amanda Neri não conseguiu segurar as lágrimas ao recordar os desafios vivenciados com a pandemia de Covid-19. Na memória, vieram os momentos em que teve que lidar com questões emocionais delicadas para conseguir ajudar pacientes em tratamento.

 

"Eu e meu marido tivemos Covid, mas foi de forma branda. Porém diversos amigos e vizinhos perderam familiares para esse vírus. Eu vim aqui agradecer com o coração cheio de gratidão porque estamos com saúde. Choro porque, no meio de tanto sofrimento cuidando de pessoas doentes, ainda tive que encontrar forças para apoiar minha irmã, Aline, que descobriu um câncer. Hoje eu celebro a vida de todos que estão aqui e a recuperação dela", detalhou.

 

Agendamento – Além do memorial e da homenagem aos profissionais de saúde, quem comparecer à Vila de Natal poderá conferir uma ampla estrutura com catedral composta por vitrais, Casa do Papai Noel, presépio gigante e vila natalina. Organizada pela Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), a decoração no Campo Grande poderá ser visitada até o dia 6 de janeiro, sempre de 18h às 22h, mediante agendamento no link natal.salvador.ba.gov.br .

 

O site disponibiliza cinco horários (18h, 19h, 20h, 21h e 22h), e o limite é de duas mil pessoas para cada sessão. O tempo de permanência por pessoa na praça é de até 50 minutos e é necessária a apresentação do certificado de vacinação comprovando as duas doses da vacina ou dose única, para as pessoas a partir de 18 anos. Cidadãos com deficiência e até dois acompanhantes, assim como crianças de até 12 anos, não precisam fazer agendamento para acessar o espaço.