Salvador

NATAL CAMPO GRANDE: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NÃO PRECISAM AGENDAMENTO

É a mais deseja atração do Natal em Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/11/2021 às 11:14
Vila do Natal, Campo Grande, Salvador
Foto: Betto Jr
 

Uma das preocupações da Prefeitura para o Natal Salvador 2021 - Luz para Recomeçar tem sido a promoção de um Natal inclusivo. E como parte dessa proposta, as pessoas com deficiência podem fazer a visita para conhecer a decoração natalina na Praça Campo Grande, no Centro, sem agendamento. Elas têm direito a dois acompanhantes, que também não precisam agendar o acesso.

Segundo Júnior Magalhães, diretor de Iluminação Pública da cidade e coordenador da decoração, a ideia é incluir de fato as pessoas com deficiência no clima natalino. “O agendamento não será necessário nesse caso, apenas a comprovação da segunda dose ou da dose única da vacina. Além disso, colocamos todas as peças com descrição em braile e equipe treinada em Libras. A nossa inauguração foi exclusiva para pessoas com deficiência, incluindo apresentações como a de Manuela Dourado, aluna de música do Instituto dos Cegos da Bahia (ICB), que encantou a todos”, disse.

O Natal desse ano, que também está sendo chamado de Natal da Inclusão, dispõe também de uma vila com a participação de entidades sociais no Campo Grande, como as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae), Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef) e artesãos oferecendo os seus produtos.

Há também toda uma preocupação com os protocolos de prevenção à Covid-19. “Colocamos dispensadores de álcool em gel em toda a praça para que as pessoas possam realmente fazer a higienização. Não são permitidas aglomerações, retirar a máscara e consumir alimentos no local, justamente para manter a segurança sanitária e evitar a contaminação da doença”, acrescentou Júnior Magalhães.

Atrativos - Cerca de 7 milhões de lâmpadas sustentáveis de LED dão brilho e magia à Vila de Natal, no Campo Grande. O local tem opções variadas para o lazer e registro de imagens marcantes, a exemplo da catedral composta por vitrais, Casa do Papai Noel, presépio gigante, túnel luminoso e vila natalina 

Como forma de homenagear todos os profissionais de saúde que se dedicam na linha do combate à pandemia e na vacinação contra a Covid-19, a decoração especial do Campo Grande traz uma peça instagramável formada por caixas luminosas e avatares que representam esses profissionais.

Além disso, um memorial das estrelas homenageia as vítimas da Covid-19 por meio de luzes de cristal e de um ambiente confeccionado com estrutura de metalon revestido de material translúcido. O teto e as paredes são formados de luzes de natal e cortinas de cristais e o visitante passa por uma ponte branca calma e perfumada.

Periperi – Para conhecer a decoração especial do Natal Salvador na Praça da Revolução, em Periperi, as visitas não precisam ser agendadas. O local conta com a Casa de Papai Noel, árvore com teto iluminado, presépio e peças instagramáveis, além de programação cultural, que começa nesta quinta-feira (25).

COMENTÁRIO DO BJÁ

Pessoas com deficiência devem ser tratadas com igualdade e não necessitam de privilégios é o que recomendam os especialistas.