Salvador

NOVA RÓTULA DA FEIRINHA ORDENA COMÉRCIO AMBULANTE EM CAJAZEIRAS

A iniciativa atende a uma antiga demanda dos ambulantes
Secom Salvador , Salvador | 02/09/2021 às 18:45
Nova Rótula da Feirinha ordena comércio ambulante em Cajazeiras
Foto: Betto Jr./Secom

Um dos mais conhecidos pontos de concentração de trabalhadores do comércio informal de Salvador, a Rótula da Feirinha, no bairro de Cajazeiras X, está de cara nova após passar por obras de infraestrutura. Nesta quarta-feira (1º), o prefeito Bruno Reis, ao lado da secretária de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, inaugurou no local uma estrutura confortável, composta por cobertura isotérmica, pavimentação e 128 barracas padronizadas.

 

A iniciativa atende a uma antiga demanda dos ambulantes – a maioria deles atua há anos na região vendendo produtos de hortifrúti -, valorizando ainda mais o segmento que é responsável por um expressivo volume de geração de ocupação e renda na capital. As melhorias também proporcionaram mais ordenamento ao entorno, trazendo impactos significativos para a mobilidade de veículos e pedestres.

 

O prefeito destacou a relação de parceria e confiança entre a Prefeitura, ambulantes, camelôs e feirantes nos últimos anos. "Sabemos a importância de vocês para a economia local: 53% dos trabalhadores da cidade estão no comércio informal. São milhares de pais e mães que, através do trabalho nas ruas, garantem o sustento para suas famílias".

 

Foram citados ainda diversos investimentos municipais empregados para o ordenamento do setor nos últimos anos. Além da recuperação e construção de mercados municipais, estruturas cobertas e camelódromos foram implantados recentemente em diversos cantos da cidade, como Castelo Branco, Cosme de Farias, Liberdade, avenidas Sete de Setembro e Joana Angélica (ambas no Centro), Calçada, Coutos e Comércio.

 

“Nunca antes na história da cidade o ambulante e feirante foram tratados com tanta dignidade quanto em nossa gestão. Viabilizamos parceria de crédito com Banco do Nordeste, qualificamos esses trabalhadores, e agora mesmo estamos com o programa Sou Salvador. Fizemos barracas padronizadas e vamos disponibilizar uniforme e crachás com QR Code”, assegurou Bruno Reis.

 

Estrutura – Com área de 385 m², a nova Rótula da Feirinha de Cajazeiras X tem cobertura isotérmica, solução bastante eficiente para minimizar o forte calor soteropolitano em dias de sol, além de proteger vendedores e clientes em períodos de chuva. O espaço também possui pavimentação em pedra e sistema de drenagem para vazão de águas pluviais. Há bancos para descanso, papeleiras espalhadas e de fácil acesso para depósito de resíduos.

 

Estão instaladas 128 barracas de metalon galvanizado, madeirite naval e cobertura com lona. Do total de barracas, 102 foram destinadas para permissionários que vendem frutas e hortaliças, e as demais para comerciantes de roupas e confecções. O investimento total da obra foi de R$417 mil.

 

Jânio Crispiniano de Freitas, 58 anos, é ambulante na rótula há seis anos e celebrou a requalificação do espaço. “Aqui era uma bagunça, não havia nenhum tipo de ordenamento. Só em estar aqui dentro é uma garantia de que poderemos trabalhar mais tranquilos, pois temos permissão junto à Semop para atuar, de forma mais adequada para receber a população.”

 

Com um ambiente mais limpo e organizado, disse ele, a expectativa é atrair mais a clientela. “Até o trânsito do entorno vai melhorar porque muitas barracas que invadiam a pista foram colocadas para este espaço. Vai ser outro padrão de vida”, acredita.

 

Vendedora de roupas, Laís de Alencar, 30 anos, contou que poderá comercializar seus produtos com mais segurança e conforto após repaginação da Rótula da Feirinha. “Todo o espaço está mais organizado e isso chama mais atenção das pessoas que passam por aqui. Fora que nossa mercadoria está mais protegida”, completou.