Salvador

GARCIA É O MAIS NOVO BENEFICIADO PELO ILUMINANDO NOSSO BAIRRO

O programa municipal instalou 293 pontos em LED em 66 ruas da região
Secom Salvador , Salvador | 31/08/2021 às 13:41
Garcia é o mais novo beneficiado pelo Iluminando Nosso Bairro
Foto: Bruno Concha/Secom

O boêmio e cultural bairro do Garcia ganhou mais brilho com um moderno e eficiente sistema de iluminação pública, através do Iluminando Nosso Bairro. O programa municipal instalou 293 pontos em LED em 66 ruas da região e a intervenção foi entregue em solenidade simbólica na Praça Marquês de Olinda, ocorrida na noite desta segunda-feira (30), com as presenças do prefeito Bruno Reis, da titular da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, e do diretor de Iluminação Pública (Dsip), Junior Magalhães.

 

Além de embelezar a localidade, uma vez que os dispositivos de LED proporcionam mais claridade do que as antigas lâmpadas que emitiam luz alaranjada (vapor de sódio), a iniciativa trouxe mudanças significativas para os motoristas e pedestres que circulam pela região à noite, dando melhores condições de visibilidade, além de mais sensação de segurança. O investimento para a inciativa foi de R$337 mil.

 

O prefeito reforçou que a estimativa é que toda a modernização do parque luminoso de Salvador, através do INB, seja concluída até março de 2022 – atualmente, o percentual de andamento do projeto é de quase 80%. Ele também acrescentou que, em breve, localidades do entorno do Garcia, como Engenho Velho de Brotas, Federação, Centro, Barris e Canela também serão contemplados.

 

“Começamos esse programa pelos bairros periféricos e estamos chegando ao centro da cidade. Essa iniciativa é um verdadeiro sucesso e chegaremos ao início do ano que vem com iluminação modernizada, com o que há de mais qualidade no mundo”, afirmou.

 

Moradora do Garcia desde que nasceu, a dona de casa Renilda Fraga, 48 anos, tirou a noite para passear na Praça Marquês de Olinda e comemorou o fato de o bairro estar de cara nova. “As ruas daqui agora estão 100%. O ambiente antes era mais carregado com a iluminação antiga. Mesmo acesas, as lâmpadas que foram substituídas não garantiam claridade muito boa. Bem diferente destas agora”, comparou.

 

Vantagens - Os dispositivos de LED são o que há de mais moderno para o sistema de iluminação, sendo mais eficientes, duráveis e econômicas em comparação com antigas lâmpadas de vapor metálico e de sódio.

 

A tecnologia inovadora chega a ter vida útil entre 25 mil a 100 mil horas (superior aos de sódio, que contabilizam entre 18 mil a 32 mil horas de uso). Isso reflete ao município menos gastos para efetuar serviços de trocas de lâmpadas mais frequentes, fazendo com que mais recursos possam ser empregados para outros projetos de desenvolvimento urbano.

 

Os refletores e luminárias que são instalados nesse processo de modernização da iluminação pública em Salvador são compatíveis para receber o sistema de telegestão que permite, por exemplo, controlar os equipamentos de forma remota, assim como realizar a identificação imediata de ocorrências para manutenção. Além disso, os equipamentos em LED colaboram para a sustentabilidade do meio ambiente, pois não há existência de gases no bulbo da lâmpada e os materiais de fábrica utilizados são, na maior parte, recicláveis e atóxicos para a natureza.