A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), removeu 223 sucatas de vias públicas da capital baiana, nos primeiros cinco meses de 2021. As remoções fazem parte da Operação Cidade Dez, Sucata Zero, que tem o objetivo de melhorar as condições de mobilidade urbana, limpeza e saúde públicas, bem como de segurança e estética da cidade.
“Para o objeto ser considerado sucata tem que ser bem inservível. Se for um veículo, precisa estar abandonado, com vidros quebrados, pneus arriados ou em falta, geralmente acumulando sujeira, água ou mato, sem motor, chaparia incompleta ou enferrujada e sem bancos”, explicou a titular da Semop, Marise Chastinet.
Na ação mais recente da operação, realizada no último dia 7, a Semop atendeu 28 denúncias e fez 30 notificações. Foram, então, removidas 15 sucatas, sendo três apreendidas pelos agentes de fiscalização da pasta e 12 recolhidas pelos próprios proprietários após as notificações.
Denúncias – Entre os materiais recolhidos havia veículos em estado de degradação, estacionados em vias públicas, além de barcos abandonados em praias. A operação aconteceu nos bairros de São Caetano, Mata Escura, Vila Laura, Garibaldi, Saúde, Nazaré, Sete de Abril, Uruguai, Pituba, Ondina, Vila Rui Barbosa e Massaranduba.
A secretária chamou a atenção para a importância da colaboração dos cidadãos para o sucesso da Operação Cidade Dez, Sucata Zero. “A população precisa denunciar ao identificar alguma sucata pelas ruas. É um serviço de preservação da nossa saúde, com o objetivo maior de evitar doenças e acidentes eventuais”, concluiu.
As denúncias podem ser feitas pelo Fala Salvador, no número 156, informando as características e localização das sucatas e barcos abandonados. A partir das informações prestadas, uma equipe da Semop vai ao local indicado para fiscalizar a denúncia e remover o material, quando necessário.