Os cinco participantes, que tiveram maior pontuação no quiz on-line “Brincando com o Dois de Julho”, serão premiados com kits de livros abordando temas sobre o patrimônio cultural baiano, doados pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Os prêmios serão entregues na próxima sexta-feira (16).
Os jogos educativos fizeram parte das comemorações pelo Dia da Independência do Brasil na Bahia, promovidas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o objetivo de entreter e estimular o cidadão sobre fatos e personagens históricos relacionados à data.
Classificada em primeiro lugar no quiz, a assessora jurídica Caroline Tupinambá, de 37 anos, acertou todas as dez questões. “Entrei no link, através do site da FGM, vi o jogo, decidi testar meu conhecimento e achei muito legal”, festejou. Caroline lembra que já participou do desfile cívico, lamentando a ausência da participação popular na festa deste ano. “Infelizmente, a gente não teve a possibilidade de ir, mas pude comemorar a data de forma on-line. Achei a programação virtual muito interessante”, destacou.
A vencedora do quiz explicou que os conhecimentos sobre a independência da Bahia foram adquiridos na infância. “Como minha mãe é professora de história e também socióloga, eu vivencio a história da Bahia desde criança. Para mim é um assunto de grande interesse,“ pontuou. No teste foram colocadas questões referentes à luta das mulheres, às batalhas, datas e locais dos combates, histórias que Caroline ouvia a mãe contar ainda pequena.
O empresário José Roberto de Oliveira, de 51 anos, também ganhador do quiz, lembrou a importância de manter viva a história de luta, que tornou o estado independente. "É uma data muito importante para todos nós. É uma tradição que precisa ser mantida. Se a gente não cultivar nossa história, ela se perde. Então, é dever de todos os baianos celebrar os personagens importantes que lutaram por nossa independência. A programação virtual, apesar de não ter a emoção do tradicional desfile cívico, demonstra o interesse em manter essa tradição viva," afirmou.
Os premiados vão receber os kits com as publicações: Encruzilhadas Fotográficas de Marcel Gautherot, de Luís Vitor Castro Júnior, via edital Capoeira Viva - Ano I; Ijexá, de Vilson Caetano de Sousa Jr; História Territorial do Brasil, Felisbello Freire, do IGHB; Relação do Festim, de Jaime Nascimento de Hugo Gama; Salvador Era Assim - Volume 2; Na Bahia de Dom João VI, de Affonso de E. Taunay, de Manuel R. Querino e Capoeira em Quadrinhos, do Mestre Gajé.