quinta-feira, 05 de agosto de 2021
Salvador

CADÚNICO ITINERANTE JÁ ATENDEU 850 FAMÍLIAS EM CINCO BAIRROS

Hoje foi a vez dos moradores de Castelo Branco terem o acesso facilitado aos serviços de inclusão e de atualização cadastral dos benefícios sociais
Secom Salvador , Salvador | 11/06/2021 às 21:10
CadÚnico Itinerante já atendeu 850 famílias em cinco bairros
Foto: Vitor Santos/Sempre
A força-tarefa do CadÚnico Itinerante alcançou, nesta sexta-feira (11), 850 pessoas atendidas pela iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), em cinco bairros. Hoje, foi a vez dos moradores de Castelo Branco terem o acesso facilitado aos serviços de inclusão e de atualização cadastral dos benefícios sociais, a exemplo do Bolsa Família.

De acordo com o secretário da Sempre, Kiki Bispo, essa ação possui um cunho social bastante importante. “Temos registros de pessoas sem os seus benefícios como o Bolsa Família há anos, principalmente por dificuldades de locomoção para o recadastramento nesse longo período de pandemia. Trazer este serviço para as comunidades, solucionando essas pendências, é de uma gratidão imensa para a Sempre”, destacou.

  Além de Castelo Branco, o CadÚnico Itinerante também já passou pelos bairros de Nova Esperança, Fazenda Coutos, Nova Constituinte e Saramandaia.  Quem não conseguir acessar o CadÚnico Itinerante, pode agendar atendimento presencial nas Prefeituras-Bairro através do aplicativo Fala Cidadão, site Hora Marcada (horamarcada.salvador.ba.gov.br) ou WhatsApp – Assistente Virtual Jana, no (71) 98392-3927.

  Números – Desde o início da pandemia até maio deste ano, foram recadastradas no CadÚnico 3.817 famílias, 2.228 foram inscritas e 989 passaram pela triagem, totalizando 7.094 atendimentos. “Contudo, com intuito de expandir esses números, não vamos cessar essa programação nos próximos meses e os critérios serão os mais vulneráveis”, reforçou Bispo.

  A ação oferece os serviços de inclusão e de atualização cadastral dos benefícios sociais municipal, estadual e federal, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Tarifa Social de Água, Carteira do Idoso e Isenção de taxas para concursos públicos e Telefone Social. Também estão presentes na lista de benefícios o Financiamento Estudantil (Fies) e a aposentadoria para segurado facultativo sem renda própria, que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, entre outros.