Salvador

CARDEAL DOM SERGIO DA ROCHA PRESIDE MISSA DO CRISMA

Nesta Celebração Eucarística é abençoado o óleo dos catecúmenos e consagrado o óleo do
Crisma
Contato Pascom , Salvador | 14/05/2021 às 17:04
Neste sábado (15), os padres da Arquidiocese de Salvador estarão reunidos em torno do altar para renovar as Promessas Sacerdotais, feitas no dia da Ordenação Presbiteral. Esta Celebração Eucarística, conhecida como Missa do Crisma e também como Missa da Unidade, geralmente acontece na Quinta-feira da Semana Santa, porém, em virtude da pandemia, precisou ser adiada. Presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, a Missa do Crisma terá início às 9h, na Catedral Basílica de Salvador (Terreiro de Jesus).

Atualmente a Arquidiocese de Salvador conta com 248 padres (diocesanos e religiosos). Porém, em atenção aos decretos estadual e municipal, e também às recomendações dos órgãos de saúde, apenas estarão presentes os sacerdotes que são membros do Cabido dos Cônegos, Colégio dos Consultores, Conselho Presbiteral e Conselho Arquidiocesano de Pastoral, além de alguns diáconos, religiosas, seminaristas e leigos. No total, a Catedral, que tem capacidade para 500
pessoas, acolherá, neste sábado, 120.

Além da Renovação das Promessas Sacerdotais, a Missa do Crisma é marcada pela bênção do óleo dos catecúmenos, utilizado nos sacramentos do Batismo e da Unção dos Enfermos, e é consagrado o óleo do Crisma, ao qual é adicionada uma porção de bálsamo, um perfume delicado. Esse óleo é utilizado nas unções consacratórias do Batismo (quando o batizado é ungido na fronte, após a imersão nas águas), da Confirmação (também na fronte), da Ordenação Episcopal (sobre a cabeça do novo bispo) e da Ordenação Sacerdotal (na palma das mãos do neo-sacerdote). Também é utilizado em outros ritos, como na dedicação de uma Igreja e na consagração de um altar.

SERVIÇO:
QUEM: Arquidiocese de Salvador
O QUÊ: Missa do Crisma
QUANDO: 15 de maio, às 9h
ONDE: Catedral Basílica de Salvador (Terreiro de Jesus)