Salvador

SERVIÇO FAMÍLIA ACOLHEDORA ENCONTRA NOVO LAR PARA BEBÊ ABANDONADO

O recém-nascido foi encontrado dentro de um saco de lixo na última quinta-feira (29)
Secom Salvador , Salvador | 10/05/2021 às 08:43
Serviço Família Acolhedora encontra novo lar para bebê abandonado
Foto: Bruno Concha/Secom
Na véspera do Dia das Mães, um bebê recém-nascido do sexo masculino que foi encontrado dentro de um saco de lixo, em uma rua do bairro de São Caetano, na última quinta-feira (29), finalmente recebeu um lindo desfecho através do programa Família Acolhedora, da Fundação Cidade-Mãe (FCM). Agora o pequeno bebê, que estava sob os cuidados da instituição, será, de forma temporária, o mais novo membro da família de um casal de médicos, de 47 anos e 48 anos, que preferiu não ter o nome revelado.

  Acompanhada pelos dois filhos biológicos, a família não escondeu a emoção. “Desde agosto de 2020 estávamos esperando pela chegada de uma criança. Não tínhamos restrição de idade. Na semana passada, recebi uma ligação informando sobre o recém-nascido e a sua história. Tantas crianças precisam desse acolhimento. Se podemos ajudar, vamos ajudar. Estamos muito felizes com a chegada e com certeza ele será muito amado por nossa família nesse período”, contou a médica.

  De acordo com a presidente da FCM, Isabela Argolo, o programa é mais do que oferecer um lar – é criar um ambiente familiar e transformar o destino da criança. “Hoje temos a perspectiva que esse bebê terá um futuro diferente. A escolha é feita com muito cuidado e critério para que tudo isso seja possível com segurança, além de garantir que a criança receba todo amor e carinho”, destaca.

  Programa – O serviço é desenvolvido pela FCM, vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A intenção é instruir as famílias residentes em Salvador que tenham interesse em acolher em sua residência crianças e jovens entre 0 e 18 anos incompletos, que estão afastados de seu seio familiar por meio de medidas protetivas judiciais, até que elas possam voltar para sua família de origem.

  Como participar – Para se tornar uma Família Acolhedora, é necessário participar do processo de habilitação, capacitação e seguir alguns requisitos, como ser maior de 21 anos, não possuir vínculo de parentesco com a criança ou adolescente no processo de acolhimento, dispor de tempo para oferecer proteção e residir em Salvador há mais de dois anos. Além de apresentar declaração de não interesse na adoção e nem estar habilitado para adotar, será preciso comprovar também condições físicas e mentais saudáveis para acolher em segurança.

  O processo de habilitação pode ser iniciado através de cadastro no site www. familiaacolhedora. salvador. ba. gov. br ou pelo telefone (71) 3202-2429. É possível também entrar em contato pelo endereço de e-mail: familiaacolhedora.fcm@ salvador. ba. gov. br.