A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), deu início às obras do Trecho 3 do BRT (Bus Rapid Transit) de Salvador, entre a descida do elevado nas imediações do Parque da Cidade e o Posto Namorados, no Itaigara. A intervenção compreende a construção de uma via exclusiva, com previsão de entrega no mês de novembro.
“Em janeiro começamos com serviços preliminares como remanejamento de redes de água, esgoto elétrica e gás. Mas esta semana já iniciamos a construção da faixa exclusiva, que deve ser entregue até o mês de novembro”, explicou o secretário da Semob, Fabrizzio Müller.
Neste trecho de aproximadamente 3km, serão construídas três estações: a Estação Parque da Cidade, a Estação Itaigara, que ficará localizada em frente ao Shopping de mesmo nome, e a Estação Pituba, que ficará em frente ao Posto Namorados. Além disso, neste trecho será possível que os ônibus do BRT saiam da via exclusiva, atendendo regiões próximas, como a orla, e possam retornar em outro ponto da via exclusiva, como a Avenida Vasco da Gama.
Vistoria – Na semana passada, foram vistoriadas as obras do primeiro trecho do BRT, com foco na estação situada na altura do mercado Hiper Bompreço, que está em fase final de acabamento e paisagismo, e será finalizada em até dois meses. Ao todo, serão três estações neste primeiro trecho, que contarão com duas plataformas, e terão em sua estrutura guichês de bilhetagem, sistema de segurança, telões com tempo de espera dos ônibus, entre outros.
O novo Terminal de Integração Rodoviária Sul, onde funcionará a integração do BRT com o metrô na Estação Iguatemi, também foi foco da vistoria, acompanhada ainda por representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Companhia de Transportes da Bahia (CTB). “São duas importantes obras que chegam para melhorar a mobilidade em nossa cidade.”, afirmou Müller. A ideia é que a estação seja usada por ônibus convencionais antes do BRT, mas ainda não há prazo para início das operações.
Etapas – A obra do BRT foi dividida em três etapas. O trecho 1, que vai desde o Parque da Cidade até o Shopping da Bahia, já teve seus elevados concluídos e entregues ainda em 2020. O Complexo Viário Félix Mendonça trouxe mais fluidez ao trânsito da região, uma das mais movimentadas da cidade. Já as obras do trecho 2, que vão do início da Avenida Juracy Magalhães até a Estação da Lapa, devem ser iniciadas em março.
Serão construídos três elevados neste trecho. Um deles ficará nas imediações do Vale das Pedrinhas, onde será implantada uma estação, a única elevada deste trecho. Um outro viaduto será construído na saída da Avenida Anita Garibaldi sentido Juracy Magalhães, eliminando o cruzamento com a Avenida Vasco da Gama e criando uma via expressa sentido Avenida Luís Viana (Paralela).
O terceiro elevado será implantado na região da Rótula dos Barris, exclusivo para o BRT, ligando a Estação da Lapa e a Avenida Vasco da Gama. Ao todo, a obra terá 12 estações. O plano operacional ainda está sendo definido por técnicos da Semob.
“O BRT passará por trechos de grande circulação da cidade e irá não apenas desafogar o trânsito em locais com problemas históricos de circulação, como, principalmente, oferecer um modal de transporte de qualidade, eficiente, com a capacidade de transportar um maior número de passageiros de forma mais rápida e segura através de uma via expressa. Esta é, sem dúvidas, uma das mais importantes obras de mobilidade realizadas em Salvador nos últimos tempos", frisou o titular da Semob.