Mais de 25 mil garrafas pet compõem a decoração de Natal da Praça Ana Lúcia Magalhães, localizada no bairro da Pituba. A confecção dos símbolos natalinos, feitos de forma 100% sustentável pelo setor de reciclagem da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), teve início em setembro.
Assinada pelo artista plástico Gilson Cardoso, a decoração já pode ser apreciada. Além de garrafas pet, os elementos natalinos ganharam vida através de materiais como papelão, pallets, PVC, isopor, calotas de pneu, lona e restos de tecidos.
Para o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira, a proposta para este ano é mostrar que, com criatividade, é possível reaproveitar qualquer resíduo. Ele ressaltou que a arte é capaz de sensibilizar as pessoas, incentivá-las a repensar seus hábitos de consumo e mostrar as diversas possibilidades que podem ser exploradas, antes de descartar os resíduos.
“Pensamos na reutilização de diversos materiais, não apenas as garrafas pet. A finalidade é mostrar que, o que muitos consideram descartável, pode ganhar uma nova utilidade e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente”, destacou Oliveira.
Além da tradicional árvore de Natal, a decoração também vai contar com renas feitas com garrafas pet, um trenó construído a partir de pallets, caixas de presente revestidas com lona, um presépio feito a partir do reaproveitamento de manequins e tecido, entre outros elementos.
Gilson Cardoso considera que é possível conscientizar as pessoas através dessa iniciativa, mostrando que com criatividade, o que muitos consideram “lixo”, pode se transformar em arte sustentável. “Nem tudo que se vê no lixo é lixo de verdade, e se você tiver um olhar apurado e dedicação tudo pode ser reaproveitado e transformado”, comentou o artista plástico.
Mais árvores – Outras três árvores feitas com garrafas pet também foram produzidas pela Limpurb e serão instaladas na Barra, Rio Vermelho e Barroquinha. Uma mede 5,5 metros, confeccionada com aproximadamente 6,5 mil garrafas; outra com 4,5 metros de altura, feita com 5,5 mil garrafas; e a menor, com 3,5 metros produzida com 4 mil garrafas.