Para conscientizar a população sobre o cuidado com a saúde do homem, Salvador dispõe de ações para alertar sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A Diretoria de Iluminação Pública (Dsip) modificou a iluminação do Elevador Lacerda, que passou a estampar a cor azul, e permanecerá durante todo o mês. É mais uma referência ao Novembro Azul.
Além do Elevador Lacerda, também foram alteradas as luzes do Farol da Barra, do Hospital Aristides Maltez e do Monumento a Clériston Andrade. Em Salvador, até o final do ano, serão registrados 1.090 novos casos de câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Com o diagnóstico precoce do caso, o paciente tem até 92,6% de chances de cura sem a necessidade de tratamentos mais invasivos, como cirurgias ou altas doses de quimioterápicos.