Com início nesta terça-feira (22), a Primavera vai, como sempre, aumentar o movimento no Mercado das Flores, localizado no Largo Dois de Julho e administrado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Apresentando uma variedade de plantas floridas, o espaço funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 16h.
No local, é possível encontrar flores do campo, cactos, girassóis, orquídeas, rosas vermelhas, brancas e amarelas. O casal de comerciante João Lopes e Sueli Guedes, de 57 e 52 anos, trabalha há mais de 15 anos no mercado e relata que o período da Primavera gera um crescimento na procura por rosas vermelhas e orquídeas, valorizando a estação e o trabalho dos comerciantes.
“Na Primavera, sentimos que as pessoas ficam mais diferentes, com sorrisos largos no rosto. Essa é uma época muito importante, pois, se não existissem flores, não existiriam frutos e também não haveria produção”, diz João.
Para fortalecer a marca de transição da estação, os comerciantes criam promoções para estimular vendas com valores acessíveis para a população. Dependendo da escolha do cliente, o valor varia entre R$4 e R$60.
Ieda Ramos, 53 anos, vende mudas de roseiras, cactos e rosas por unidade há mais de 20 anos, e conta que a maior procura dos clientes é pelo preço e pela diversidade de plantas que o Mercado das Flores, reinaugurado após requalificação em novembro de 2016, possui. “O público vem sempre procurar as variedades de preço e promoções que disponibilizamos para eles. Aqui o cliente não sai sem comprar”, garante.