Cerca de 90 mil cães e gatos já foram vacinados em Salvador desde o início da campanha antirrábica, no dia 17 de agosto. Desse total, quase sete mil foram imunizados através do sistema drive thru. A estratégia segue na capital baiana até 17 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, em 92 postos de saúde espalhados pela cidade. Ontem (20) foi o último dia da vacinação no sistema drive thru.
A meta é imunizar pelo menos 180 mil cães e gatos. Para tanto, agentes de combate às endemias também percorrem as ruas dos bairros do município com a aplicação da vacina em pontos volantes, de segunda a sexta-feira.
“Finalizamos a estratégia no sistema drive trhu com o saldo positivo e seguiremos a imunização de cães e gatos no município por meio dos postos fixos e equipes volantes. É importante pontuar que a vacinação é a forma mais eficiente de evitar a circulação da raiva, que é uma doença com altíssimo nível de letalidade, inclusive para seres humanos”, destacou Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).
Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.