A comunidade da Nova República, ao lado do Parque da Cidade, em Salvador, desde julho, tem quatro pias comunitárias instaladas em pontos espalhados no bairro onde há grande circulação de pessoas. Os pontos de água e esgoto foram disponibilizados gratuitamente pela Embasa em apoio a um desdobramento do projeto “Uma Mão Lava a Outra”, coordenado pela ONG Habitat Brasil em articulação com o Fórum Popular Nordeste, do qual faz parte o Coletivo Escalar que, junto com a Associação de Moradores do local, fecharam parceria com a Embasa para fortalecer as medidas de prevenção contra a contaminação pelo novo coronavírus.
As pias comunitárias foram instaladas nos seguintes pontos: (1) ao lado da Associação de Moradores da Nova República, próximo à cooperativa Canore, à praça e à quadra; (2) No portão de acesso ao Parque da Cidade, no lado da Nova República; (3) Na praça do Largo do Areal; e (4) próximo à quadra Três Corações e ao Pé Preto.
Para o diretor técnico e de planejamento, César Ramos, a higienização das mãos com água e sabão tem se mantido como uma das principais e mais básicas formas de evitar a proliferação da covid-19. “Considerando o contexto de desigualdade social e de ocupação sem planejamento do espaço urbano de Salvador, fatores que, muitas vezes, dificultam o acesso aos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário pela população, a Embasa entendeu que apoiar esse projeto proposto pelo Coletivo Escalar é uma questão de responsabilidade socioambiental, um dos valores exercidos pela empresa".