Segundo a SESAB há 1.031 leitos na Bahjia e 761 ocupados
Tasso Franco , da redação em Salvador |
20/07/2020 às 15:12
Taxa atingir a marca de 75% de ocupação de leitos UTI adultos
Foto: BJÁ
O boletim da Secretaria de Saúde do Estado marcou nesta segunda-feira, 20, a taxa de 75% da ocupação de leitos adultos para pacientes da Covid. Se essa taxa de mantiver ou cair para - 75% o comércio de Salvador e Região Metropolitana poderá ser aberto na sexta-feira, 24, como, aliás, o Bahia Já ja anunciara na semana passada.
Na manhã de hoje (20), durante a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Neiva, no Arraial do Retiro, o prefeito ACM Neto disse que a expectativa dos técnicos do município é que esse percentual caia ainda mais com a abertura de novos leitos ainda essa semana, a exemplo dos dez que entram em operação até amanhã (21) na unidade de emergência instalada no Hospital Sagrada Família.
O funcionamento da totalidade dos 25 leitos que a Prefeitura garantiu no hospital de campanha erguido pelo Estado na Arena Fonte Nova ao enviar os respiradores e custear a operação também será fundamental para a queda do índice. "Além disso, já havíamos aberto 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no Hospital Municipal de Salvador. E vamos abrir outros 10 no Hospital Salvador também nos próximos dias. Todo esse esforço deu condições de nos aproximarmos do início da fase um de retomada, o que, se tudo der certo, já será na próxima sexta", disse ACM Neto.
Faseamento
A fase um prevê a reabertura presencial, mediante protocolos gerais e específicos, das seguintes atividades: shoppings centers e centros comerciais correlatos, comércio de rua acima de 200 metros quadrado (aqueles com espaço inferior já podem abrir seguindo as regras de proteção à vida), templos religiosos e igrejas (hoje há a limitação de 50 pessoas, independentemente do tamanho do salão) e eventos culturais em sistema drive in, mediante autorização prévia da Prefeitura.
Os shoppings e centros comerciais correlatos, por exemplo, que estão funcionando apenas no sistema drive-thru, poderão reabrir com atendimento presencial nas lojas seguindo os protocolos gerais de proteção à vida, a exemplo do distanciamento social, higienização e obrigatoriedade do uso de máscaras para clientes e empregados, e os específicos, como a limitação de uma pessoa a cada nove metros quadrados em áreas comuns. Além disso, será exigida a medição de temperatura dos trabalhadores.