Fundado em 1º de junho de 1983, o Instituto Anísio Teixeira (IAT) completa, nesta segunda-feira, (1°), 37 anos. Órgão em regime especial de administração direta da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) com base em regimento (Lei nº 8.970/94), o IAT tem por finalidade planejar e coordenar estudos e projetos referentes a ensino, pesquisa, formação e experimentações educacionais.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, fala sobre o papel do IAT. "Não é por acaso que o instituto leva o nome do baiano Anísio Teixeira, este que foi um dos maiores educadores do Brasil e que completa 120 anos de nascimento, em 2020. Ao honrar a memória de Anísio, o IAT tem, entre as principais ações, a Formação Continuada Territorial para gestores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas das Secretarias Municipais e da rede estadual. Atualmente, mais de 9 mil estão inscritos na Plataforma de Formação, construída para que a atividade possa acontecer de forma remota, por causa da pandemia do novo Coronavírus. E isto demonstra a importância histórica do IAT, cuja atuação vem sendo fortalecida pelo Governo da Bahia", afirmou ao acrescentar que "é fundamental saudar e reconhecer o papel histórico de todos os gestores e funcionários atuais do IAT e daqueles que por ali deixaram sua valiosa contribuição para a educação baiana".
O Instituto Anísio Teixeira disponibiliza, ainda, para educadores e estudantes, a Plataforma Anísio Teixeira, por meio do Portal da Educação (pat.educacao.ba.gov.br). A ferramenta possui mais de 10 mil recursos educacionais abertos, organizados em canais, como o Canal do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) e o Canal das Universidades. Este último traz cursos e ofertas das 12 instituições públicas de Ensino Superior da Bahia e da Fundação Getulio Vargas (FGV).
“O Instituto Anísio Teixeira é um patrimônio da educação baiana. É uma referência na formação de professores e na produção de conteúdos e tecnologias educacionais para todo o país”, afirma a diretora do IAT, Cybele Amado de Oliveira. “A educação não para, por isso estamos sempre pensando de que forma podemos contribuir. Em breve, iremos lançar uma nova versão da Plataforma Anísio Teixeira, além das formações em aprendizagem criativa e cultura maker”, completa a gestora.