Uma grande diferença da cidade do século passado para o atual
Tasso Franco , da redação em Salvador |
07/03/2020 às 11:16
Ladeira de São bento
Foto: ARQUIVO
Na f
oto antiga vê-se Londres com a presença dos ford de bigode importados dos EUA e ao fundo a catedral de Saint Paul.
É brincadeira meu caro leitor, nobre leitora.
Trata-se de Salvador no inicio do século passado quando era civilizada vendo-se a ladeira de São Bento, os ford, o bonde elétrico e ao fundo a basílica de São Sebastião do Mosteiro de São Bento, segunda ordem religiosa que chegou a cidade em 1580.
Se você passar por esse trecho da cidade nos dias atuais vai verificar uma grande diferença. Os ford desapareceram, o bonde também, a basílica segue no mesmo local, os jardins e muradas dos casarões foram derrubados para construção de novos prédios, camelôs invadriam as calçadas e é raro vê-se alguém de terno de linho branco andando nas ruas.
A lateral da basílica de São Bento está ocupada por camelôs de ponta-a-ponta. Vende-se de tudo, até chumbinho para matar ratos e vermifugos. Batedores de carteiras estão por todo lado. O trânsito é caótico. Onde esse ford à esquerda da foto está tomando direção a ladeira da Montanha há o Edf Sulamerica e uma sinaleira.
Salvador completa 471 anos como capital colonial do Brasil no próximo dia 29 e perdeu esse ar civilizatório. Virou uma terra de ninguém. A Avenida Sete é uma bagunça geral. Infelizmente. (TF)