Dia 15 de dezembro termina o prazo para os beneficiários do Programa Bolsa comparecerem às unidades básicas de saúde (UBS) para a atualização dos dados em Salvador. O acompanhamento de saúde está entre as exigências do Governo Federal para a manutenção do pagamento e os indivíduos que não atenderem a condicionalidade poderão ter o benefício bloqueado em 2019.
Para garantir que todos os participantes do programa realizem a atualização no município, a Secretaria Municipal da Saúde montará um esquema especial neste sábado (15) quando equipes estarão de prontidão em postos de referência da rede para o atendimento exclusivo do Bolsa Família.
“É importante que as famílias compareçam aos postos até o sábado para evitar o transtorno de ter o benefício bloqueado. O atendimento é rápido e não precisa ser agendado. Nossa expectativa é atender todas as pessoas que ainda não compareceram às unidades de saúde até o momento”, esclareceu Kênya Lima, técnica da Atenção Primária à Saúde de Salvador.
Em Salvador, cerca de 347 mil pessoas são beneficiadas pelo programa. Até o momento, 52 mil indivíduos compareceram nos postos para o acompanhamento da saúde. Essa atualização é obrigatória e segue em todas as unidades básicas da capital de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. Os beneficiários devem levar cartão SUS, caderneta de vacinação e carteira do pré-natal para as gestantes.