Salvador

Rede PEA UNESCO valoriza participação de escolas rurais da Bahia

Rede PEA UNESCO valoriza participação de escolas rurais da Bahia no Encontro Nacional 2018 que acontece em Salvador

Da Redação ,  Salvador | 10/09/2018 às 12:48
Turma de Tancredo Neves
Foto:

 

Fortalecer as escolas rurais para que sejam reconhecidas pela relevância de seu trabalho na educação das populações rurais também integra os objetivos da Rede PEA UNESCO, que realiza em Salvador um Encontro Nacional, de 12 a 14 de setembro, no Bahia Othon Palace Hotel, reunindo mais de 800 educadores, representantes de diferentes instituições brasileiras e internacionais.

A coordenadora nacional da Rede PEA UNESCO, Myriam Tricate, afirma que ao mesmo tempo é preciso manter a identidade de cada escola para que elas sejam fortes dentro de suas próprias especificidades."Valorizar a importância de toda essa diversidade passa ainda pelo respeito aos sotaques, patrimônios, riquezas e características singulares. E a Rede PEA tem feito isso, tanto que o país possui a segunda maior rede de Escolas Associadas à UNESCO em todo o mundo – atrás apenas do Japão –, e, reconhecidamente, uma das mais ativas”, destaca Myriam.

Integrante da Rede PEA desde 2015, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul da Bahia, tem se beneficiado com a discussão de temas mundiais, projetos e orientações pedagógicas da UNESCO na busca de melhores tecnologias aplicadas à agricultura e às condições de vida na zona rural. “O município é jovem, tem menos de 30 anos, possui baixo índice de desenvolvimento humano e os jovens saiam da cidade para os grandes centros urbanos, desacreditando da agricultura. Com os projetos da Rede PEA conseguimos ofertar conhecimento a jovens em formação e gerar resultados positivos para eles ficarem no campo com qualidade de vida, enxergando suas pequenas propriedades como empresas rurais”, relata Quionei Araújo, diretor da Escola que trouxe as informações e as tecnologias necessárias para desenvolver alunos, familiares e toda a comunidade, ao mesmo tempo.

A Casa Rural atende 112 alunos em formação de nível médio e técnico integrado, em modalidade por alternância, ou seja, alia aulas teóricas e práticas, com vivências monitoradas por educadores nas propriedades familiares, melhora no o ensino, a aprendizagem e a orientação dos projetos junto com a comunidade local, que ganha mais visão critica e de negócios. “É importante reforçar esse orgulho de viver no campo e trabalhar com temas falados no mundo inteiro, como desenvolvimento sustentável. Essa rede  possibilita conhecer a experiência de outras escolas e adaptar as realidades a partir das discussões e do conhecimento tecnológico aplicado na qualidade vida do campo”, elucida o educador Quionei Araújo.


SERVIÇO


O quê: Encontro Nacional Rede PEA UNESCO


Quando:  Dias 12, 13 e 14 de setembro de 2018

Onde: Bahia Othon Palace Hotel

Para quem: Aberto a interessados, educadores, escolas públicas e privadas

Programação completa: www.peaunesco.org.br/encontro2018

Fotos: Divulgação - Diretor Quinei Araújo e alunos da Casa Familiar Rural no campo 

Assessoria de Imprensa: Core Comunicação / Adriana Nogueira (71) 99118-7870