Com informações da Secom PMS
Da Redação , Salvador |
28/07/2018 às 19:00
Atendimento na Boca do Rio
Foto: Bruno Concha
O clima de cidadania tomou conta da Escolab – Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (IMEJA), na Boca do Rio, neste sábado (28), com a realização da segunda edição deste ano do projeto Prefeitura-Bairro Itinerante. A ação mobilizou diversas ações da Prefeitura para o local, aproximando a população dos serviços públicos e dinamizando a resolução de diversas questões que, habitualmente, são resolvidas em horário convencional, apenas durante a semana.
Até as 12h, quando a edição foi finalizada, a Diretoria Geral das Prefeituras-Bairro registrou 981 pessoas atendidas, quase o dobro do quantitativo contabilizado na edição anterior, quando foram beneficiados 502 cidadãos. Dentre os serviços mais procurados estiveram aplicação de flúor, com 110 atendimentos, aferição de pressão arterial, com 77 pessoas atendidas. Também houve 440 registros de serviços diversos, como atualização de cadastro em programas sociais, a exemplo do Primeiro Passo.
A auxiliar escolar Ivonice Oliveira, 50 anos, parabenizou a iniciativa e afirmou que ações como essa valorizam a autoestima dos cidadãos. "Aproveitei minha folga no trabalho para vir aqui resolver minhas pendências. Aqui consegui fazer uma avaliação nutricional para cuidar da minha saúde porque o sobrepeso está me incomodando. Peguei todas as informações e agora vou poder emagrecer da forma correta e ter qualidade de vida", pontuou.
Diversos cidadãos, assim como Ivonice, também aproveitaram para realizar consultas médicas com um clínico generalista e atualizar o calendário vacinal. Ao todo, 63 pacientes foram atendidos e mais 16 pessoas tomaram vacinas que estavam em pendência. A população aproveitou a oportunidade ainda para solicitar a realização de serviços como poda de árvore, troca de lâmpada, remoção de entulho, instalação de abrigo de ônibus, além de fiscalização de trânsito.
Diretora-geral das Prefeituras-Bairro, Ana Paula Matos explicou que a Prefeitura vem qualificando cada vez mais os profissionais para que a população tenha atendimentos ainda mais precisos e eficazes. "Esse evento da Prefeitura é importante porque traz muito mais acesso da comunidade aos serviços. E nossa meta agora, dentro do Planejamento Estratégico da Prefeitura, é justamente essa: efetuar cada vez mais atendimentos, com maior qualidade", frisou a gestora.
No local, foram ofertados serviços relacionados ao Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Primeiro Passo, Balcão de Justiça, Ouvidoria, Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), Coelba, consulta médica e saúde bucal. Também houve acesso às vagas de emprego pelo SIMM, solicitação de segunda via do cartão SUS, realização de vacinação de crianças e adultos e vacinação antirrábica para cães e gatos, dentre outros serviços. Houve ainda recreação infantil através do Ruas de Lazer, que disponibilizou cama elástica e outros brinquedos para a criançada.
Houve ainda palestra sobre zoonoses, ministrada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e apresentação sobre a atuação dos conselhos comunitários, além de distribuição de materiais voltados à educação sexual, distribuição de preservativos e apresentações culturais.