Salvador

AÇÃO DA LIMPURB com estudantes em ITAPUÃ educa no descarte do lixo

Alunos da Escola Municipal Raymundo Lemos de Santana participaram do evento
Da Redação , Salvador | 07/06/2018 às 09:10
Ação integrada
Foto: Bruno Concha


Para despertar a conscientização ecológica e cidadã da população com a coleta do lixo nas praias, uma ação especial foi realizada na manhã desta quarta-feira (6), na praia de Itapuã, e contou com a comunidade e escolas de bairros vizinhos. A iniciativa foi promovida através da junção dos projetos “Jogando Limpo com a Praia”, do Salvador Norte Shopping, e “Operação Praia Limpa”, desenvolvido pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), e integra as ações da Prefeitura em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem (6).

Para a ação, foram disponibilizados agentes de limpeza e a equipe de educação ambiental esteve presente para dar orientações aos membros da comunidade, além de estudantes da Escola Municipal Raymundo Lemos de Santana, localizado no bairro do Cassange, que participaram da campanha. Foram distribuídas sacolas biodegradáveis e lixeiras de carro para contribuir na conservação dos materiais descartados. Nos primeiros meses desse ano, foram recolhidos pelo órgão municipal 4,5 mil toneladas de resíduos nas praias.

“A Limpurb trabalha para garantir um serviço de limpeza urbana eficiente com o objetivo maior de promover a saúde da população e o cuidado com o meio ambiente. Ações como essas são importantes para mostrar o impacto que o descarte irregular de resíduos pode trazer para toda a sociedade e também para a vida marinha. Essa ação é em comemoração à Semana do Meio Ambiente, mas é preciso que a consciência ambiental nos acompanhe durante todos os dias. Só assim teremos uma cidade mais limpa e melhor para se viver”, pontua o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira.

O coordenador de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Fabiano Mehmeri, ressalta a importância da parceria com a administração municipal. “Através das secretarias de Cidade Sustentável (Secis), Educação (Smed) e a Limpurb, estamos conseguindo fazer mais uma edição do projeto, fazendo com que a comunidade ajude a manter a praia limpa e com isso, gerando uma série de benefícios para os cidadãos”, destaca.

Para a professora da Escola Municipal Raymundo Lemos de Santana, Cristiane Medina, a iniciativa ajuda a despertar a consciência das crianças de forma prática. “Com essa atividade, as crianças vão aprendendo de forma prática a despertar a consciência ecológica de manter a praia limpa de forma prática. Em sala de aula já abordamos esse assunto diariamente para que, no futuro, eles possam conscientizar outras pessoas”, conta.

A ação chamou a atenção dos membros da comunidade que elogiaram a iniciativa, dentre eles o aposentado Sérgio Espínola, 59 anos, que diariamente aproveita para caminhar nas proximidades da praia de Itapuã. “É uma iniciativa válida porque, com a conscientização ambiental das pessoas, a praia vai estar limpa e mais pessoas vão poder desfrutar da beleza que o local proporciona”, conclui. A ação também contou com a presença do titular da Secis, André Fraga.

 

Balanço – Em todo o ano de 2017, a Limpurb recolheu mais de 14 mil toneladas de resíduos nas praias de Salvador entre São Tomé e Ipitanga. Entre as praias que mais acumularam resíduos estão o Porto e Farol da Barra, Piatã, Itapuã, Cantagalo e Tubarão. Todas elas já receberam a Operação Praia Limpa em ações realizadas desde o início do ano.