Salvador

Nova praça possibilita mais qualidade de vida em Colinas de Piatã

Inaugurada na noite de segunda feira
Da Redação , Salvador | 22/05/2018 às 09:34
Inaugurada na noite de ontem
Foto: Valter Pontes

Brinquedos ocupados por crianças, cães passeando com os donos, vizinhos conversando ao ar livre. Este é o novo clima proporcionado aos moradores de Colinas de Piatã pela nova praça construída pela Prefeitura, na Rua da Gratidão. A inauguração do equipamento foi realizada na noite desta segunda-feira (21), com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice Bruno Reis, demais secretários e gestores municipais, lideranças comunitárias e população.

Fruto de uma solicitação dos próprios moradores através do programa Ouvindo Nosso Bairro, o espaço gratuito de convivência e lazer será uma opção de diversão perto de casa para pessoas como a estudante Tatiana Pereira, de 34 anos. “A praça ficou bastante bonita, com mais atrativos. Vou trazer minha filha de 1 ano para passear por aqui”, afirmou.

Em discurso, o prefeito ACM Neto relembrou que a Prefeitura já entregou quase 300 praças desde 2013, em diversos pontos da cidade, e que todas elas possuem o mesmo padrão de qualidade. “O objetivo desde sempre foi de devolver a cidade ao cidadão, para que as pessoas possam curtir a cidade, interagir com as outras pessoas e despertar o sentimento de valorização do espaço que pertence a cada cidadão”, pontuou.

Na ocasião, o prefeito também se comprometeu a estudar dois outros pleitos dos moradores, desta vez envolvendo a mobilidade. Uma delas é a criação de uma linha de ônibus para integração com outras linhas e com o metrô. A outra é a implantação de um abrigo de ônibus para atender à população local. As solicitações serão encaminhadas para supervisão da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

Estrutura – Com obras realizadas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), a praça possui 872 m² e, dentre os atrativos, estão parque e espaço infantil, Academia de Saúde, bancos modulares antivandalismo e mesas para jogos. Pergolado, acessibilidade, piso intertravado, iluminação e comunicação visual também podem ser encontrados no espaço. O paisagismo está presente em boa parte da praça – 63% dela é composta por área verde, seguindo o conceito de sustentabilidade nos espaços públicos.

Balanço – Apenas em 2018, já são 15 novos locais de convivência e lazer entregues construídos, reconstruídos ou recuperados pela administração municipal. Dentre as entregas feitas este ano estão as das praças Lord Cochrane (Garibaldi), José Roberto dos Santos (Baixinha de Santo Antônio), Dendezeiros (Ribeira) e, mais recentemente, a da Rua Rodrigues Dórea (Jardim Armação).