Governador Rui inaugura obras no sábado, 3
Da Redação , Salvador |
02/03/2018 às 19:29
Túneis sob a Paraela
Foto: Daniel dos Santos
Quatro túneis vão permitir a conexão direta entre as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, cortando a Avenida Luiz Viana (Paralela), a partir deste sábado (3). Eles compõem o complexo viário batizado de Linha Azul, corredor de tráfego responsável pela ligação entre a orla atlântica e o Subúrbio Ferroviário.
Esse trecho da Linha Azul será inaugurado pelo governador Rui Costa às 9h deste sábado (3). São dois túneis duplos, sendo um sob a Paralela e outro sob o acesso ao Estádio de Pituaçu, com 155 e 110 metros cada, respectivamente, além de um mergulho (passagem subterrânea) na Pinto de Aguiar e vias de superfície em mão dupla (três faixas por sentido), totalizando 5 quilômetros de extensão.
Essas intervenções, somadas à requalificação das vias de acesso até o Complexo Esportivo Armando Oliveira, em São Marcos, além da duplicação da Avenida Gal Costa (a ser feita), representam a segunda etapa concluída da Linha Azul, com investimento da ordem de R$ 147 milhões.
A expectativa do diretor de Obras Estruturantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Sérgio Silva, é que o trânsito melhore sensivelmente nos bairros de Pau da Lima, Sussuarana, São Rafael, São Marcos, Pituaçu e ainda na Avenida Paralela, no trajeto do viaduto Dona Canô até o CAB.
“A interligação das duas avenidas irá permitir um deslocamento mais rápido e eficiente, disciplinando o fluxo de veículos na chegada e saída desses bairros pela Gal Costa, sem a necessidade de obrigatoriamente transitar pela Paralela e Avenida São Rafael, o que irá evitar os congestionamentos”, afirma Sérgio.
No total, a Linha Azul terá oito túneis. Com 12,7 quilômetros de extensão, o corredor de tráfego ligará os bairros de Patamares e Lobato a partir da duplicação e ampliação da Avenida Pinto de Aguiar, já concluída, da duplicação da Avenida Gal Costa e da implantação da via de ligação Pirajá – Lobato.