m balanço apresentado pela Secretaria de Mobilidade (Semob), responsável pela fiscalização do serviço de táxi na capital baiana, até agora foram registradas apenas 11 denuncias de recusas por taxistas para transportar passageiros
da Redação , Salvador |
12/02/2018 às 12:59
PMS apura denuncias contra taxistas
Foto: Jefferson Peixoto
Grupo que comercializava credenciais de moradores é preso em flagrante
Quatro homens que comercializavam adesivos de moradores próximos a uma barreira de trânsito foram presos em flagrante ontem (11), na Avenida Centenário, depois que um supervisor da Transalvador percebeu a ação e alertou policiais do Esquadrão Águia que estavam próximos ao local. Os agentes de trânsito perceberam a ação após alguns veículos com a credencial de morador estacionar em locais proibidos depois de ultrapassar a barreira, prejudicando a mobilidade de quem trafegava pela via.
Os selos que estavam sendo comercializados irregularmente foram apreendidos pelos policiais, e os quatro suspeitos encaminhados à Central de Flagrantes, localizada próximo ao shopping Victoria Center, onde foi expedido mandato de prisão em flagrante para o grupo. Entre eles, estava Edmar Santos da Conceição, conhecido como Nhonho, que já possuía um mandado de prisão aberto em seu nome por envolvimento em assaltos.
Fiscalização – A operação deste domingo (11) envolveu 329 agentes de trânsito, além de 61 viaturas e 11 motos. Durante a operação, foram emitidos 1.193 autos de infração e 91 veículos foram removidos ao pátio da autarquia. Desde o início da operação, na última quarta-feira (07), 5.183 autuações foram emitidas e 463 veículos removidos pelo órgão.
Acidentes – Neste domingo foram registrados seis acidentes com duas vítimas. Desde a última quarta-feira (07), 130 acidentes foram contabilizados em toda a cidade, deixando 38 pessoas feridas.
Lei Seca – Realizada diariamente no período de Carnaval, as blitze de Lei Seca já recolheram, desde a última quarta-feira (07), 223 habilitações de condutores que dirigiam sob efeito do álcool em Salvador. Na noite deste domingo (11), dos 268 condutores abordados, 26 deles tiveram que entregar a CNH aos agentes de trânsito. Também foram removidos 11 veículos e emitidos 44 autos de infração, sendo 25 por ingestão de bebidas alcoólicas e 19 por outras infrações.
Em operação educativa com condutores profissionais, neste domingo foram abordados 118 taxistas, 154 motoristas de ônibus, 303 motoristas da Prefeitura e 26 mototaxistas. Nenhum foi flagrado no teste de alcoolemia com teor de álcool no sangue.
Faixa exclusiva – Durante a fiscalização deste domingo, dos 1.874 veículos que trafegaram pela faixa exclusiva para ônibus, táxis e mototáxis, localizada na Avenida Centenário, 204 condutores foram notificados por transitar irregularmente pelo local. Desde o início da operação, nesta quinta-feira (08), 1.079 condutores já foram autuados pela irregularidade.
Prefeitura registra 12 denúncias contra taxistas no Carnaval
Em balanço apresentado pela Secretaria de Mobilidade (Semob), responsável pela fiscalização do serviço de táxi na capital baiana, até agora foram registradas apenas 11 denuncias de recusas por taxistas para transportar passageiros e uma única situação de cobrança de corrida sem a utilização do taxímetro - que é um item obrigatório e verificado anualmente pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). Ainda de acordo com o balanço, os 10.523 táxis ofertados para atender o folião já transportaram durante a folia aproximadamente 31,6 pessoas.
Caso o cidadão precise denunciar algum motorista de táxi que não esteja cumprindo com os procedimentos regulamentados, cobrando valores fora do estabelecido pelo taxímetro ou, até mesmo, se recusando a transportar algum usuário, é possível entrar em contato com a secretaria através do telefone Fala Salvador (156) e do WhatsApp (71) 99977-5135. Podem ser feitos através deste último contato reclamações e sugestões e ainda obter informações sobre os serviços de transporte disponibilizados durante a folia.
Para facilitar a locomoção dos cidadãos e o acesso a este serviço de transporte, a Semob disponibilizou mais 15 pontos especiais de táxi para embarque e desembarque durante os dias de folia com funcionamento 24 horas. Algumas das paradas especiais foram instaladas no Vale do Canela, Politeama de Cima, Rua do Tijolo, Avenida da França, Rua Gabriel Soares, Terminal da Barroquinha, Estação da Lapa e Avenida Anita Garibaldi.