Salvador

EMBASA flagra gato de água em restaurante na Pituba e aplica multa

Embasa diz que vai cobrar todo o atrasado
Da Redação , Salvador | 11/10/2017 às 18:06
Gato de restaurante na Pituba furtava água da Embasa
Foto: DIV

 
Em operação realizada hoje (11) na rua Fernando Menezes de Góes, no bairro da Pituba, técnicos da Embasa, acompanhados de policiais civis, militares e do Departamento de Polícia Técnica, identificaram e retiraram uma fraude na ligação de água de um restaurante.
 
Ao checar as instalações, os técnicos descobriram um by-pass, que desviava a água antes de passar pelo hidrômetro, para evitar que o aparelho registrasse o real volume consumido pelo estabelecimento. Segundo a gerente comercial, Bianca Régis, o restaurante possuía uma ligação de água ativa na empresa, mas desviava seu consumo. “Vamos cobrar a multa pela fraude e o volume que foi desviado da rede no prazo de 15 dias, com base no consumo real que será registrado nesse período”, explica a gerente. A administradora do restaurante foi levada para prestar esclarecimentos na 16ª Delegacia Territorial da Pituba, onde a operação foi registrada.
 
A Embasa mantém rotina de ações de combate a fraude em parceria com a Polícia Civil. Na Região Metropolitana de Salvador, onde as ações fraudulentas são responsáveis por um consumo mensal de 2 milhões de litros de água, 50 equipes de campo percorrem a rede distribuidora em busca de fraudes, entre elas os chamados “gatos”.
 
Crime contra o patrimônio | A prática de furto de água é qualificada como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos, além de multa. Os casos identificados pela Embasa são direcionados para a Polícia Civil, para apuração do crime. A população pode denunciar os casos de fraude ligando para o teleatendimento da Embasa, no telefone 0800 0555 195.